Identificação de Características das Cooperativas Agropecuárias que Influenciam a Geração de Valor Adicionado
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043215433Palavras-chave:
Cooperativa, Valor Adicionado, EstratégiaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo a determinação das variáveis estratégicas de agregação de valor que influenciam a geração do valor adicionado das cooperativas agropecuárias. Para tanto, empregou-se testes de médias, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, com dados de 76 cooperativas agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul nos anos de 2011 e 2012. Como resultado observou-se que, as características que afetam o valor adicionado das cooperativas são a presença de agroindústria, marca própria e apresentar como produto principal a soja. No entanto, quando os testes são realizados com o valor adicionado por cooperado somente a presença de marca própria demonstrou-se estatisticamente diferente, entretanto à um menor nível de significância. Quando analisada a variável estratégica região os resultados apresentam-se de forma contraria, uma vez que o valor adicionado não apresentou-se estatisticamente diferente entre as regiões, porém quando os testes são realizados com o valor adicionado por cooperado é possível verificar diferenças significativas.Downloads
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