Identificação de Características das Cooperativas Agropecuárias que Influenciam a Geração de Valor Adicionado

Autores

  • Paola Richter Londero Universidade de São Paulo
  • Sigismundo Bialoskorski Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043215433

Palavras-chave:

Cooperativa, Valor Adicionado, Estratégia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a determinação das variáveis estratégicas de agregação de valor que influenciam a geração do valor adicionado das cooperativas agropecuárias. Para tanto, empregou-se testes de médias, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, com dados de 76 cooperativas agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul nos anos de 2011 e 2012. Como resultado observou-se que, as características que afetam o valor adicionado das cooperativas são a presença de agroindústria, marca própria e apresentar como produto principal a soja. No entanto, quando os testes são realizados com o valor adicionado por cooperado somente a presença de marca própria demonstrou-se estatisticamente diferente, entretanto à um menor nível de significância. Quando analisada a variável estratégica região os resultados apresentam-se de forma contraria, uma vez que o valor adicionado não apresentou-se estatisticamente diferente entre as regiões, porém quando os testes são realizados com o valor adicionado por cooperado é possível verificar diferenças significativas.

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Biografia do Autor

Paola Richter Londero, Universidade de São Paulo

Mestranda em Controladoria e Contabilidade pela FEA USP/RP

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Franciscano

Sigismundo Bialoskorski Neto, Universidade de São Paulo

Professor Titular do departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

2014-11-11

Como Citar

Londero, P. R., & Bialoskorski Neto, S. (2014). Identificação de Características das Cooperativas Agropecuárias que Influenciam a Geração de Valor Adicionado. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 1(1), 01–11. https://doi.org/10.5902/2359043215433