PREVALÊNCIA DE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL EM UNIVERSITÁRIAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583421059Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a prevalência de constipação intestinal entre as acadêmicas do curso de Fisioterapia. Foi realizada pesquisa descritiva com 144 acadêmicas do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria. Foi aplicado o questionário de Roma III para determinar a prevalência de constipação intestinal entre as acadêmicas. Os dados foram tratados por meio da estatística descritiva. Dentre as pesquisadas, 88 (61,12%) apresentavam constipação intestinal. Dos sintomas mais relevantes, verificou-se que 93,18% das acadêmicas relataram sensação de evacuação incompleta, 77,27% sensação de obstrução ou bloqueio anorretal, 44,31% forçar para evacuar, 42,04% apresentavam fezes duras ou fragmentadas, 22,72% utilizavam de manobras manuais para facilitar a evacuação e 35,22% relataram frequência de menos de três evacuações por semana. Houve alta prevalência de constipação intestinal no grupo analisado, o que torna necessária a intervenção da equipe de saúde para contribuir no tratamento desta disfunção, estimulando o autocuidado e hábitos saudáveis.
Descritores: Constipação Intestinal; Mulheres; Estudantes de Ciências da Saúde; Saúde da Mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.