A qualidade de vida dos estudantes de medicina durante o ensino remoto no período da pandemia da COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583467787

Palabras clave:

Qualidade de vida, Estudantes de medicina, Transtorno mental, Pandemia por COVID-19

Resumen

Objetivo: caracterizar a qualidade de vida dos estudantes do curso de medicina, de uma universidade federal do interior de Minas Gerais, matriculados durante o ensino remoto, no período da pandemia da COVID 19. Métodos: estudo transversal com aplicação de questionários online adaptados da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior, da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio e do WHOQOL-bref. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas e as médias das variáveis sociodemográficas e epidemiológicas, além dos scores do questionário referente à qualidade de vida. Resultados: participaram 179 estudantes, com idades entre 19 e 44 anos (Me=23,6). A maioria do sexo feminino (67,7%), 52,6 % autodeclarados da raça/ cor branca, 97,2% solteiros, 98,8% naturais de estados brasileiros e dois naturais de outros países (1,2%). Observou-se entre os participantes, em relação à qualidade de vida, os seguintes domínios: físico – boa (4,05), ambiente – boa (4,04), relações sociais – regular (3,85) e psicológico – regular (3,68). O escore relacionado à qualidade de vida geral, foi 3,90, sendo considerada regular. Considerações finais: apesar da constatação dos domínios físico e ambiental terem obtido boa classificação, os domínios relações sociais e psicológico foram considerados regulares, assim como qualidade de vida geral. Sugerese que este estudo sirva de subsídio às coordenações e direções dos cursos de medicina. Pois, o planejamento e implementação de intervenções pedagógicas e administrativas, relacionadas aos agravos dos transtornos mentais e o impacto da pandemia da Covid-19, são fundamentais para melhorias da qualidade de vida dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Jorge Fernando Rocha Veloso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduando em medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Ana Beatriz Barreto Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda em medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Magnania Cristiane Pereira da Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em saúde coletiva na área de epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas/SP (UNICAMP) e mestre em Ciências Biomédicas pela Fundação Hemínio Ometto (FHO). Especialista em Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, em Docência do Ensino Superior e em Preceptoria no Sistema Único de Saúde. Formada em enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Membro dos grupos de pesquisa (i) Eventos adversos relacionados à assistência à saúde; (ii) Grupo de ensino, pesquisa e extensão em determinantes de saúde e (iii) Núcleo de educação em saúde coletiva: interface entre ensino, pesquisa e extensão, todos certificados pelo CNPq.

Fernanda Fraga Campos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Formação Profissional: Possui doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e graduação em Ciências Biológicas - Unicentro Izabela Hendrix (2002)

Sarah Beatriz Soares de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2020), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São João del-Rel (2016), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelas Faculdades Santo Agostinho (2012), Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE (2010), curso Técnico em Administração pelo Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG (2014) . Trabalhou como docente nos Anos Iniciais da Educação Básica em 2011 e 2012 e como Analista Educacional na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais/ Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros - MG, de 2013 a 2017. Atualmente, trabalha como Pedagoga no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, campus Diamantina. Membro do grupo de pesquisa: Grupo de ensino, pesquisa e extensão em determinantes de saúde (GEPEDS), certificado pelo CNPq

Leila Cristina Madureira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduação em Letras/Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG (2003). Pós-Graduação latu sensu em Gestão Pública pela Faculdade do Noroeste de Minas (2011) Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com lotação na Faculdade de Medicina do Campus JK, em Diamantina. Possui experiência nas áreas administrativa e educacional e é membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq - GEPEDS - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Determinantes de Saúde da FAMED/UFVJM

Maria Letícia Costa Reis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Patologia Geral pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Patologia Geral pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Professora Adjunta da Faculdade de Medicina (FAMED) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Diamantina/MG-Brasil

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Archivos adicionales

Publicado

2023-06-12

Cómo citar

Veloso, J. F. R., Marques, A. B. B., Costa, M. C. P. da, Campos, F. F., Oliveira, S. B. S. de, Madureira, L. C., & Reis, M. L. C. (2023). A qualidade de vida dos estudantes de medicina durante o ensino remoto no período da pandemia da COVID-19. Saúde (Santa Maria), 49(2), e67787. https://doi.org/10.5902/2236583467787

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