COMPARAÇÃO DO CONTROLE POSTURAL DE MENINAS ADOLESCENTES COM E SEM SINTOMAS DE ASMA :COMPARISON OF POSTURAL CONTROL OF ADOLESCENT GIRLS WITH AND WITHOUT ASTHMA SYMPTOMS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583463366

Palavras-chave:

Controle Postural, Meninas, Adolescentes, Asma, Escolares.

Resumo

RESUMO:

OBJETIVO: Comparar o controle postural de meninas adolescentes com e sem sintomas de asma, estudantes de uma escola pública, em um município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. MÉTODOS: As meninas foram selecionadas através do questionário ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Childhood), que visa mostrar a prevalência de sintomas de asma, alergias e rinite. O mesmo é composto de 8 perguntas referentes aos sinais e sintomas e a última sobre diagnóstico, ao atingir a pontuação 5, o indivíduo pode ser considerado com sintomas de asma. O controle postural foi avaliado através de posturografia dinâmica computadorizada, por meio dos Testes de Organização Sensorial (TOS), divididos em seis condições sensoriais. RESULTADOS: Participaram do estudo 20 meninas de 10 anos de idade, sendo 10 do grupo controle (GC) e 10 crianças com sintomas de asma (GA). É possível observar que em ambos os grupos, o excesso de peso (sobrepeso+obesidade) esteve presente na maioria das avaliadas. As meninas com sintomas de asma apresentaram pior equilíbrio na condição II dos TOS (P=0,048), quando comparadas ao grupo assintomático, evidenciando assim, maior déficit no sistema proprioceptivo e vestibular. CONCLUSÃO: Meninas adolescentes com sintomas de asma apresentam déficit no controle postural, principalmente no sistema proprioceptivo e vestibular.

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Biografia do Autor

Carla Rodrigues Souza, Graduanda em fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa-Unipampa, Rio Grande do Sul- Brasil.

cadêmica do 10º semestre do Curso de Fisioterapia Atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial PET PISC- Práticas Integradas em Saúde Coletiva (2017-2020). Realizou o projeto de ensino em Saúde da Mulher (2016/2017).Participo do Projeto de extensão Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (2018). Participou do Projeto de extensão Atenção fisioterapêutica na área clínica de ortopedia, traumatologia e reumatologia (2019).Participou do Projeto de extensão na área de Terapia Intensiva (2019). Tem Interesse nas áreas de Saúde Coletiva, Oncologia e Terapia Intensiva.

Rodrigo Souza Balk, Professor do curso de fisioterapia na Universidade Federal do Pampa-Unipampa

Pesquisador. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professor associado com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia e orientador no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências`: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (GPFIN), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF). Tutor PET MEC do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC). Tem experiência na área de Neurociências e Bioquímica envolvendo estresse e comportamento. Na área de Fisioterapia apresenta experiência em Fisioterapia Neurológica e Fisioterapia Aquática. Na área de ensino tem experiência em formação de professores, estudo de processos de ensino e aprendizagem e educação em saúde ou promoção da saúde no ambiente escolar.

Carolina Barcellos da Silva Silveira, Graduanda em fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa-Unipampa, Rio Grande do Sul- Brasil.

Acadêmica de fisioterapia

Simone Lara, Professora do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa.

Possui Graduação em Fisioterapia, Mestrado em Ciências Biológicas: Fisiologia Humana e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. É professora do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Atua nas áreas de: 1) Fisioterapia em ortopedia e traumatologia e Fisioterapia esportiva; 2) Educação e Saúde no contexto escolar. 

Susane Graup, Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Física Adaptada.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

Souza, C. R., Balk, R. S., Silveira, C. B. da S., Lara, S., & Graup, S. (2021). COMPARAÇÃO DO CONTROLE POSTURAL DE MENINAS ADOLESCENTES COM E SEM SINTOMAS DE ASMA :COMPARISON OF POSTURAL CONTROL OF ADOLESCENT GIRLS WITH AND WITHOUT ASTHMA SYMPTOMS. Saúde (Santa Maria), 47(1). https://doi.org/10.5902/2236583463366

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