A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS SOBRE A AUTOEXPOSIÇÃO AOS AGROTÓXICOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583422163Resumen
Objetivo: identificar a percepção dos trabalhadores rurais sobre os sinais e sintomas que podem estar relacionados as intoxicações, conhecimento e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e dos riscos dos agrotóxicos. Metodologia: pesquisa quantitativa, descritiva, epidemiológica, desenvolvida em uma cidade do interior de Minas Gerais com 72 trabalhadores rurais utilizando um instrumento semiestruturado. A análise dos dados foi através de estatística descritiva. Resultados: a maioria dos participantes foi composta por homens, 66 (91,67%) dos trabalhadores relatam conhecer os EPIs, porém 44 (61,11%) relatam não usar sequer um tipo dos equipamentos necessários, sete (9,72%) não conheciam nenhum tipo de dano a saúde, 65 (90,28%) dos entrevistados nunca se intoxicaram, enquanto sete (9,72%) já se intoxicaram pelo menos uma vez. Conclusão: são necessárias intervenções visando a redução das intoxicações e a conscientização sobre a utilização dos EPIs assim como dos agravos e danos que o uso de agrotóxicos pode trazer a saúde.
Descritores: Saúde do Trabalhador; Agrotóxicos; Equipamento de Proteção Individual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.