PERCEPÇÃO DE RISCOS E EFEITOS PARA A SAÚDE OCUPACIONAL DE MOTOCICLISTAS PROFISSIONAIS

Autores

  • Ramon Antônio Oliveira Universidade de São Paulo
  • Cristiane Aparecida Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583423714

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção dos riscos e consequências do trabalho de motociclistas profissionais. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, quantiqualitativo, utilizando um instrumento semiestruturado. Realizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e para os qualitativos a análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa (CAAE 0026.0.213.000-09). Resultado: Constatou-se que, dentre 131 motociclistas entrevistados, sendo 95,4% do sexo masculino, média 32,5 anos; 54,2% casados; 45% com ensino médio completo, 23 (17,6%) tem outro vínculo empregatício e 12 (9,2%) são celetistas. Quanto aos dados qualitativos, os motociclistas identificaram como riscos: aqueles relacionados à violência, ao trânsito e os ocupacionais propriamente ditos e como consequências do trabalho: os impactos físicos, financeiros e previdenciários.  Conclusão: Os motoboys conhecem parte dos riscos aos quais estão expostos, porém nem sempre usam equipamentos de proteção ou adotam práticas prevencionistas. Melhorar suas condições de trabalho e de vida é o grande desafio, tanto para os próprios motoboys como para a sociedade em geral.

Descritores: Acidentes de Trabalho; Saúde do Trabalhador; Acidentes de Trânsito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Antônio Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade
de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Cristiane Aparecida Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutora, Mestre e Graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais. É membro líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Cuidado em Saúde (NEPCS). Atualmente é Professor Adjunto IV, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem enquanto Prática Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde do trabalhador e enfermagem, educação em enfermagem, legislação em saúde e políticas públicas de saúde.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Oliveira, R. A., & Silveira, C. A. (2017). PERCEPÇÃO DE RISCOS E EFEITOS PARA A SAÚDE OCUPACIONAL DE MOTOCICLISTAS PROFISSIONAIS. Saúde (Santa Maria), 43(1), 206–213. https://doi.org/10.5902/2236583423714

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)