ATUAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Anilson Augusto Firmino PUC Minas
  • Mariana Cristina Moraes PUC Minas
  • Priscila Elídia Alves Nascimento PUC Minas
  • Sônia Maria Alves Paiva PUC Minas
  • Cristiane Aparecida Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583418694

Resumo

Objetivo: caracterizar a atuação dos enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família em um município de Minas Gerais. Método: estudo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 15 enfermeiros utilizando um roteiro de entrevista semi-estruturado incluindo questões relativas as ações que realiza regularmente. A coleta de dados foi realizada durante o segundo semestre de 2014. Resultados: perfil predominantemente feminino, jovens, 6 (40,0%) possuíam tempo de exercício profissional de até 1 ano, 12 (80,0%) possuíam especialização. As atividades realizadas foram compatíveis com as atribuições dos enfermeiros segundo o a Politica Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde. As dificuldades mencionadas para o desenvolvimento das atividades propostas foram a estrutura física, a população adscrita, maior que o preconizado, a falta de informação da população, recursos materiais, humanos e financeiros deficientes e questões relativas à gestão deficiente. Conclusão: é necessário refletir sobre a formação do enfermeiro, buscando uma qualificação para melhor desenvolvimento de suas competências, melhorar a gestão dos recursos, bem como investir na educação em saúde da população sobre o modelo de saúde adotado.

Descritores: Estratégia Saúde da Família; Enfermagem; Sistema Único de Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anilson Augusto Firmino, PUC Minas

Enfermeiro pela PUC Minas

Mariana Cristina Moraes, PUC Minas

Enfermeiro pela PUC Minas

Priscila Elídia Alves Nascimento, PUC Minas

Enfermeiro pela PUC Minas

Sônia Maria Alves Paiva, PUC Minas

Professor Adjunto IV pela PUC Minas

Cristiane Aparecida Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutora, Mestre e Graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais. É membro líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Cuidado em Saúde (NEPCS). Atualmente é Professor Adjunto IV, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem enquanto Prática Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde do trabalhador e enfermagem, educação em enfermagem, legislação em saúde e políticas públicas de saúde.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Firmino, A. A., Moraes, M. C., Nascimento, P. E. A., Paiva, S. M. A., & Silveira, C. A. (2016). ATUAÇÃO DE ENFERMEIROS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS. Saúde (Santa Maria), 42(1), 49–58. https://doi.org/10.5902/2236583418694