CONCEPÇÃO SOBRE SURDEZ NA PERSPECTIVA DE MÃES DE CRIANÇAS SURDAS

Autores/as

  • Gabriela de Paula Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Angélica Bronzatto de Paiva e Silva Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação FCM - UNICAMP
  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação FCM - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583412881

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/2236583412881

 

O objetivo do estudo foi conhecer a concepção de surdez de mães ouvintes de crianças surdas, identificar as informações que receberam a respeito das diferentes abordagens educacionais de surdos e a forma de comunicação que estão privilegiando na interação com seus filhos. Com base em uma abordagem qualitativa, foram entrevistadas sete mães de crianças com surdez, de grau severo a profundo, acompanhadas por uma equipe interdisciplinar de uma instituição bilíngue. Na análise de dados observou-se que nenhuma participante recebeu informações sobre surdez e as possibilidades de (re)habilitação após o diagnóstico. A maioria não escolheu a instituição frequentada e, inicialmente, não apresentava uma concepção de surdez, com exceção de uma mãe, com uma concepção sócio-antropológica de surdez; e a forma de comunicação entre as mães e as crianças se diferenciava de acordo com o grau de surdez. Concluiu-se que a maioria das participantes não reconhece a ideologia da identidade surda.

Descritores: Surdez; Pais; Crianças Surdas; Educação de Surdos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela de Paula Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas. Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com ênfase em Fonoaudiologia no período neonatal e disfagia infantil. Experiência profissional no atendimento de crianças, adultos e idosos em clínica, instituição beneficiente (APAE) e Unidades Básicas de Saúde.

Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação FCM - UNICAMP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2000) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas(2006). Atualmente é Docente em educação especial e reabilitação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas:Surdez, Representação social da surdez, Criança Surda, Família de surdos, Língua de Sinais.

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação FCM - UNICAMP

Fonoaudióloga, Doutora em Ciências Médicas, área Neurologia. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Unicamp, coordenadora dos cursos de Aprimoramento/ Fundap, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Teixeira, G. de P., Silva, A. B. de P. e, & Lima, M. C. M. P. (2015). CONCEPÇÃO SOBRE SURDEZ NA PERSPECTIVA DE MÃES DE CRIANÇAS SURDAS. Saúde (Santa Maria), 41(1), 93–104. https://doi.org/10.5902/2236583412881