PERCEPÇÃO DOS PAIS DE CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR USUÁRIAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583421715Resumo
O objetivo do estudo foi conhecer a percepção dos pais em relação ao implante coclear utilizado por seus filhos e o processo de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os participantes foram familiares de crianças usuárias de implante coclear atendidas em Instituição pública do Estado de São Paulo. Pesquisa do tipo transversal, análise qualitativa. Aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, sendo as entrevistas gravadas e transcritas para categorização e análise dos dados, por meio da análise conteúdo. Os familiares relataram que estão satisfeitos com a escolha pelo implante coclear; o processo de aprendizagem da LIBRAS foi natural e benéfico e relataram expectativas positivas sobre o futuro das crianças. Concluiu-se que os pais veem a escolha pelo implante coclear como algo positivo, devido ao desenvolvimento da comunicação das crianças e que a LIBRAS contribuiu para o processo de desenvolvimento de linguagem das crianças.
Descritores: Implante Coclear; Linguagem de Sinais; Criança; Surdez; Perda Auditiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.