HÁBITOS SEXUAIS E PRÁTICA CONTRACEPTIVA DOS ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO NORTE DE MATO GROSSO

Authors

  • Cezar Augusto da Silva Flores Universidade Federal de Mato Grosso
  • Andréia Dulciane Petter Universidade Federal de Mato Grosso
  • Suellen Rodrigues de Oliveira Maier Universidade Federal de Mato Grosso
  • Patrícia Reis Souza Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583422449

Abstract

O presente estudo teve como objetivo elucidar os hábitos sexuais dos acadêmicos matriculados na Universidade Federal de Mato Grosso, campus Universitário de Sinop e o uso de contraceptivos e preservativos entre os estudantes.  Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Júlio Muller, parecer número 1.072.649/2015. A coleta de dados ocorreu através de questionário autoaplicável contendo 10 questões. Foram incluídos no estudo 135 acadêmicos, matriculados no período letivo de 2015/2. Grande parte dos entrevistados fica exposta a situações de risco de contrair uma IST, uma vez que o uso do método contraceptivo não ocorre em todas as relações sexuais. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de investimentos na educação da população e dos acadêmicos em geral, no que se refere às informações necessárias para a utilização correta dos métodos contraceptivos.

Descritores: Inquéritos sobre o Uso de Métodos Contraceptivos; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cezar Augusto da Silva Flores, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Pós-graduado em Saúde Pública (2007), Enfermagem em Saúde do Trabalho (2009), e Auditoria no Serviço de Saúde (2009). Mestre em Educação (2013) pelo Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professor assistente II da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Bases Históricas da Enfermagem e Cuidado Integral à Saúde do Adulto e do Idoso em Situação Crítica e Perioperatória, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde, Educação, História da Enfermagem, Infectologia, Urgência e Emergência.

Andréia Dulciane Petter, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop.

Suellen Rodrigues de Oliveira Maier, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Enfermagem em Emergência e Urgência pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é Professora Assistente II na Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Universitário de Rondonópolis, com atuação na Graduação em Enfermagem e na Licenciatura Plena em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Têm experiência na formação em nível médio em Enfermagem e assistência de Enfermagem voltada ao adulto em âmbito hospitalar, com ênfase em Controle de Infecção, Assistência Crítica e Perioperatória. No momento possui estudos voltados para área da Educação e área da saúde.

Patrícia Reis Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Uberaba (2008), com formação generalista, mestrado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP/RP. Atualmente é Docente Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso Campus Sinop - UFMT/Sinop.

Published

2017-05-23

How to Cite

Flores, C. A. da S., Petter, A. D., Maier, S. R. de O., & Souza, P. R. (2017). HÁBITOS SEXUAIS E PRÁTICA CONTRACEPTIVA DOS ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO NORTE DE MATO GROSSO. Saúde (Santa Maria), 43(1), 104–111. https://doi.org/10.5902/2236583422449

Most read articles by the same author(s)