O TRABALHAR E O ESTUDAR NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA ABORDAGEM COM TRABALHADORES-ESTUDANTES

Autores

  • Suellen Rodrigues de Oliveira Maier UFMT
  • Magda de Mattos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583420477

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender a relação entre o trabalhar e o estudar, de estudantes de Enfermagem que exercem concomitante a atividade de Técnicos em Enfermagem, inseridos no curso de graduação em Enfermagem em uma universidade pública do Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco trabalhadores-estudantes, as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Como resultados emergiram as seguintes categorias: “Universidade x Atividade Laboral”, no qual foram abordadas, principalmente, as dificuldades oriundas ao trabalho e ao estudo e “Conciliando as atividades acadêmicas e as atividades laborais” evidenciando as estratégias elaboradas pelos acadêmicos a fim de finalizar o percurso acadêmico com êxito. O estudo indicou a necessidade de que, a política de permanência para os estudantes da educação superior pública estenda seus benefícios ao trabalhador-estudante, visto que é cada vez mais frequente a sua presença nesse nível de ensino.

Descritores: Educação Superior; Educação em Enfermagem; Enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Rodrigues de Oliveira Maier, UFMT

Mestre em Educação. Professora Assistente II da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Magda de Mattos

Doutora em Educação. Professora Adjunta I da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Maier, S. R. de O., & Mattos, M. de. (2016). O TRABALHAR E O ESTUDAR NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA ABORDAGEM COM TRABALHADORES-ESTUDANTES. Saúde (Santa Maria), 42(1), 179–185. https://doi.org/10.5902/2236583420477

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)