SINAIS E SINTOMAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Authors

  • Camila Gonçalves Monteiro Anunciação Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luciana Aparecida Sales Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mileid Correa Andrade Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cristiane Aparecida Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Sônia Maria Alves Paiva Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583420687

Abstract

Objetivo: identificar e caracterizar a percepção de sinais e sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho da enfermagem em um hospital. Metodologia: estudo descritivo, quantitativo e epidemiológico, realizado com 25 profissionais de enfermagem de uma unidade de internação clínica. Foram entrevistados utilizando um instrumento semiestruturado adaptado, contendo informações sobre percepção de dor dados pessoais e demográficos dos participantes. Resultado: 20 (80%) eram mulheres, 23 (92%) trabalhavam 48 horas semanais (12/36 horas), 10 (40%) tinham idade entre 28-37 anos, 11 (44%) tinham de um a três anos de tempo de serviço, 19 apresentavam sintoma de dor, mas somente oito (32%) procuraram tratamento. Todos realizaram tratamento farmacológico, 6 (24%) realizaram acupuntura, 1 (4%) realizou fisioterapia convencional e 1 (4%) hidroterapia. Conclusão: Os participantes identificam os sinais e sintomas, entretanto não buscam tratamento. Seria recomendado reorganizar os espaços de trabalho, fomentar a implementação de programas de reeducação postural e de programas com enfoques em ergonomia.

Descritores: Sinais e Sintomas; LER/DORT; Enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Gonçalves Monteiro Anunciação, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais

Enfermeira pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais

Luciana Aparecida Sales, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais

Enfermeira pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais

Mileid Correa Andrade, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais

Enfermeira pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais

Cristiane Aparecida Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutora, Mestre e Graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais. É membro líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Cuidado em Saúde (NEPCS). Atualmente é Professor Adjunto IV, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem enquanto Prática Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde do trabalhador e enfermagem, educação em enfermagem, legislação em saúde e políticas públicas de saúde.

Sônia Maria Alves Paiva, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora, Mestre e Graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.  Atualmente é Professor Adjunto IV, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas.

Published

2016-12-14

How to Cite

Anunciação, C. G. M., Sales, L. A., Andrade, M. C., Silveira, C. A., & Paiva, S. M. A. (2016). SINAIS E SINTOMAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Saúde (Santa Maria), 42(2), 31–40. https://doi.org/10.5902/2236583420687