IMPACTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE SOBRE O CONHECIMENTO DA REALIDADE DE SAÚDE POPULACIONAL POR ESTUDANTES DE MEDICINA NO INTERNATO CURRICULAR NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583470163Palavras-chave:
Educação médica, Promoção da saúde, Prevenção de doençasResumo
Objetivo: identificar o impacto que o conhecimento da realidade de saúde da população tem nos estudantes do curso de Medicina durante o internato curricular em Atenção Primária à Saúde. Métodos: trata-se de um estudo transversal consecutivo, realizado por meio da aplicação de um questionário de caráter voluntário com questões fechadas, antes e depois da realização do internato em Atenção Primária à Saúde em 10 cidades da região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul. Resultados: em ambas as etapas, a maioria dos estudantes pertenciam ao sexo feminino. As respostas aos questionários demonstraram que, após a atividade, houve significativa melhora na percepção, por parte dos internos, de que as condutas utilizadas eram coerentes com a realidade de saúde da população assistida. Em relação à evolução de uma postura preventiva por parte do estudante, constatou-se um impacto nas atividades relacionadas à prevenção de doenças durante a consulta médica. Considerações Finais: após a realização do internato em APS, demonstra-se significativa a melhora na percepção do aluno de que ocorreu uma maior coerência entre as condutas médicas tomadas por eles e as reais necessidades de saúde da população assistida. Observa-se também, uma mudança positiva, substancial, tanto nas orientações sobre atitudes preventivas durante a consulta médica, sobretudo visando o controle das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, quanto nas orientações gerais dadas a seus pacientes. Assim, pode-se considerar que a realização de atividades do internato curricular em APS é um componente importante no treinamento final de alunos de graduação em Medicina.
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