IMPACTO DE LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD EN EL CONOCIMIENTO DE LA REALIDAD DE SALUD DE LA POBLACIÓN POR ESTUDIANTES DE MEDICINA EN EL INTERNADO CURRICULAR EN EL SUR DE BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583470163

Palabras clave:

Educación médica, Promoción de la salud, Prevención de enfermedades

Resumen

Objetivo: identificar o impacto que o conhecimento da realidade de saúde da população tem nos estudantes do curso de Medicina durante o internato curricular em Atenção Primária à Saúde. Métodos: trata-se de um estudo transversal consecutivo, realizado por meio da aplicação de um questionário de caráter voluntário com questões fechadas, antes e depois da realização do internato em Atenção Primária à Saúde em 10 cidades da região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul. Resultados: em ambas as etapas, a maioria dos estudantes pertenciam ao sexo feminino. As respostas aos questionários demonstraram que, após a atividade, houve significativa melhora na percepção, por parte dos internos, de que as condutas utilizadas eram coerentes com a realidade de saúde da população assistida. Em relação à evolução de uma postura preventiva por parte do estudante, constatou-se um impacto nas atividades relacionadas à prevenção de doenças durante a consulta médica. Considerações Finais: após a realização do internato em APS, demonstra-se significativa a melhora na percepção do aluno de que ocorreu uma maior coerência entre as condutas médicas tomadas por eles e as reais necessidades de saúde da população assistida. Observa-se também, uma mudança positiva, substancial, tanto nas orientações sobre atitudes preventivas durante a consulta médica, sobretudo visando o controle das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, quanto nas orientações gerais dadas a seus pacientes. Assim, pode-se considerar que a realização de atividades do internato curricular em APS é um componente importante no treinamento final de alunos de graduação em Medicina.

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Biografía del autor/a

Daíse dos Santos Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Arthur Ribeiro Segatto, Universidade Federal de Santa Maria

acadêmico de Medicina na Universidade Federal de Santa Maria 

Sabrina Maciel Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Técnico em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja (2013). Formada em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente mestranda em Engenharia de Produção pela UFSM.

Gilmor José Farenzena, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/ (1985), com especialização em Pediatria e Puericultura pela mesma instituição (1986-1987). Realizou Mestrado em Saúde Comunitária - Área de Concentração em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1996). Possui Doutorado em Educação em Ciências- Química da Vida e Saúde- Área de concentração Métodos de Ensino no Laboratório de Pesquisa e na Universidade- UFSM (2017). 

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora voluntária na Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq.

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Publicado

2023-03-27

Cómo citar

Vargas, D. dos S., Segatto, A. R., Gomes, S. M., Farenzena, G. J., & Schetinger, M. R. C. (2023). IMPACTO DE LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD EN EL CONOCIMIENTO DE LA REALIDAD DE SALUD DE LA POBLACIÓN POR ESTUDIANTES DE MEDICINA EN EL INTERNADO CURRICULAR EN EL SUR DE BRASIL. Saúde (Santa Maria), 50(1), e70163. https://doi.org/10.5902/2236583470163

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