CÂNCER DE PELE: DEMANDA DE UM SERVIÇO DE DERMATOLOGIA DE UM HOSPITAL TERCIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658345660Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658345660
RESUMO
A Região Sul do Brasil conta com o maior número de casos de câncer de pele no país, logo, a descrição de dados sobre a morbidade desses cânceres nesta região é de grande relevância. Realizou-se estudo descritivo retrospectivo populacional, envolvendo pacientes que realizaram exame anatomopatológico no serviço de Dermatologia do HUSM, no período de 1993 a 2008. Utilizou-se os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher. Incluiu-se 1.246 pacientes, sendo 56,7% do sexo masculino e 43,3% do feminino, com média de idade de 61,1 (±11,8) anos, sendo a maioria com mais de 60 anos. O tipo histológico mais encontrado foi o carcinoma basocelular (60,5%), seguido do epidermóide (27,4%) e melanoma (8,4%). Constatou-se predomínio do câncer não melanoma, tipo basocelular, na faixa etária acima de 60 anos e em áreas fotoexpostas. Os cuidados com a exposição solar permanecem como uma das principais medidas preventivas contra o câncer de pele.
DESCRITORES: Carcinoma basocelular; Carcinoma espinocelular; Melanoma; Neoplasias cutâneas
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.