Utilização de um protocolo fisioterapêutico nas disfunções miofasciais em pacientes portadores de síndrome do impacto do ombro – Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346465Resumo
O presente trabalho aborda o tema da dor miofascial, com enfoque específico sobre a Síndrome Dolorosa Miofascial associada à Síndrome do Impacto do Ombro. Partindo do fato de que a dor constitui fator de severa redução da qualidade de vida e da capacidade funcional do indivíduo, aliado ao avanço na evolução das técnicas de tratamento fisioterapêutico das disfunções físicas, propõe-se um protocolo fisioterapêutico aplicável às Disfunções Miofasciais em pacientes portadores de Síndrome do Impacto do Ombro. Para avaliação do efeito deste protocolo, analisou-se a evolução do quadro álgico por meio da Escala Visual Analógica e goniometria. O protocolo compreendeu agentes físicos como ultra-som, corrente interferencial, crioterapia e liberação dos pontos-gatilho. Comparando o antes-depois do protocolo terapêutico, observou-se melhora nos parâmetros de dor referida e aumento da amplitude dos movimentos do membro superior. Com estes resultados, sugere-se o emprego deste protocolo fisioterapêutico em maiores grupos de pacientes a fim de buscar sua validação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.