IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS DE AMPUTAÇÕES DE MEMBROS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346398Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal identificar as causas de amputações de membrosnos pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria bem como avaliar dados referentes ao sexo,idade e média dos dias de internação. Os dados foram obtidos através de revisão documental juntoaos prontuários do Registro Geral de pacientes do HUSM no período de janeiro de 2002 a agosto de2003. A amostra foi composta por 154 amputados, sendo que 104 (67,5%) tiveram como causaenfermidade vascular e/ou infecciosa; seguida de 27 pessoas (17,5%) por causas traumáticas. Osexo masculino apresentou maior incidência de amputações com 115 casos (74,6%). A média deidade mostrou-se mais elevada nas doenças vasculares e/ou infecciosas (67,4 anos). A média dedias de internação variou de acordo com a etiologia das amputações, de causas vasculares e/ou infecciosas foi de 15,5 dias de internação; seguido de causas tumorais com 9,5 dias e de traumáticas, 6,3 dias. A partir desses dados, foi possível identificar as principais causas de amputações demembros possibilitando à Fisioterapia melhor direcionar suas ações quanto à reabilitação e preven-ção dos fatores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.