Análise do perfil dos pacientes do ambulatório de síndrome metabólica do Hospital Universitário de Santa Maria – RS em seu primeiro ano de existência
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346464Resumo
A síndrome metabólica é uma desordem complexa diagnosticada pela detecção de pelo menos três dos seguintes critérios: adiposidade abdominal, baixos níveis de colesterol HDL, triglicerídeos elevados, hipertensão e intolerância a glicose. Foi realizado um estudo descritivo e retrospectivo através da revisão dos prontuários dos pacientes atendidos no ambulatório de SM no ano de 2005 (formulário contendo variáveis como sexo, idade, raça, profissão, níveis de triglicerídeos, HDL, níveis glicêmicos, entre outras) utilizando para o diagnóstico de SM os critérios do ATP modificado, com o objetivo de avaliar o perfil desses pacientes no primeiro ano de formação deste ambulatório. Dos 108 pacientes analisados, a maioria era do sexo feminino, 79,6% da raça branca. 85,2% dos pacientes tinham CA = 92cm; 77,8% apresentavam níveis = 130/85mmHg. Quanto ao nível dos triglicerídeos, 52,8% tinham níveis < 150mg/dL e 45,4% = 150mg/dL. 47,2% dos pacientes tinham níveis de HDL = 50 mg/dL. Quanto à GJ 30,6% = 100mg/dL e 26,8% = 126 mg/dL. Em 38,9% dos pacientes foi diagnosticado SM, 36,1% DM e 25% não preencheram critérios suficientes para SM ou DM. Os fatores de risco mais freqüentemente encontrados foram adiposidade abdominal elevada, hipertensão e intolerância a glicose.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.