COLETA DE SECREÇÃO TRAQUEAL: ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583411376Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/2236583411376
Objetivo: Comparar, por meio de análise microbiológica, duas técnicas de coleta de secreção traqueal. Metodologia: estudo experimental, quantitativo, comparativo, cego, randomizado, desenvolvido na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Foram realizadas duas técnicas de coleta em cada paciente hipersecretivo, entubado ou traqueostomizado, que necessitou de análise de secreção, sendo a ordem das mesmas aleatória. Na técnica 1 a sonda de aspiração foi cortada com tesoura estéril e colocada em pequenas parte dentro de frasco estéril. Já na técnica 2, a secreção que estava dentro da sonda de aspiração foi empurrada por fluxômetro de oxigênio para dentro do frasco estéril. Resultados: Os microorganismos mais encontrados na UTI foram Pseudomonas aeruginosa (13,64%), Acinetobacter baumanni (13,64%), e Candida spp (18,18%). A relação entre ambas às técnicas foi de igualdade (coeficiente Kappa), tanto para a De Gram como para a identificação das bactérias. Conclusão: A análise microbiológica demonstrou que as técnicas de coleta de secreção traqueal com a sonda cortada e com o fluxo de oxigênio são equivalentes. Logo ambas podem ser utilizadas na rotina hospitalar.
Descritores: Infecção Hospitalar; Respiração Artificial; Análise Microbiológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.