Estudo da postura corporal em crianças com respiração predominantemente oral e escolares em geral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658346525

Palavras-chave:

Respiração bucal, Postura, Criança, Avaliação.

Resumo

Objetivo: avaliar a postura de respiradores predominantemente orais e comparar com achados, descritos na literatura, de escolares em geral. Métodos: a amostra foi composta por 30 escolares, respiradores orais, que foram submetidos à avaliação postural subjetiva com análise da simetria e do posicionamento das estruturas, nas vistas anterior, posterior e lateral. Os achados obtidos foram comparados aos descritos na literatura sobre a postura corporal de escolares em geral. Resultados: na vista anterior predominou a elevação do ombro direito, flexão de cotovelo e dedos. Na vista posterior, observou-se abdução e elevação das escápulas e rotação dos joelhos. E, na vista lateral, anteriorização da cabeça, protrusão e rotação interna de ombros. Na literatura revisada predominaram: semiflexão de joelhos, protrusão de ombros, hiperlordose lombar. Conclusão: o modo respiratório é essencial no equilíbrio postural de crianças em idade escolar. Algumas alterações são próprias do desenvolvimento postural normal, pois apareceram em ambos os grupos.

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Biografia do Autor

Débora Bonesso Andriollo Basso, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Desportiva pela Faculdade Internacional de Curitiba, mestranda do Programa de PósGraduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM, ; Funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Bagé, RS – Brasil.

Juliana Alves Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana nesta universidade (2010). Possui especialização em Análise e Planejamento de Produtos e Processos Terapêuticos, formação em Reeducação Postural Global, Terapia Manual, Podoposturologia e Reequilíbrio Tóraco-abdominal. Deste 2002 atua como fisioterapeuta do Hospital Universitário da UFSM. Sua experiência profissional e científica tem ênfase nas seguintes áreas: fisioterapia respiratória, reeducação postural, fotogrametria, eletromiografia, fisioterapia aplicada a disfunção temporomandibular e respiração oral.

Fernanda Pasinato, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2005. Mestre (2010) e Doutora (2015) em Distúrbios da Comunicação Humana, Área de Motricidade Orofacial, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa entre 2010 e 2012. Atualmente é docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no sistema musculoesquelético, terapia manual, reeducação postural e fisioterapia nas disfunções temporomandibulares. Desenvolve pesquisas na área de Fisioterapia; Análise do Movimento Humano; Análise Postural; Eletromiografia de Superfície e Disfunções Temporomandibulares.

Eliane Castilhos Rodrigues Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Fisioterapia Respiratória pelo Pavilhão Pereira Filho da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental, Área de Anatomia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de doutorado no Neuromuscular Research Center (Boston University). Professora associada aposentada do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria e dos Programas de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM) e Reabilitação Funcional (UFSM). Possui experiência profissional e científica nas seguintes áreas: Fisioterapia respiratória, Fisioterapia em cirurgia, Fisioterapia na Síndrome do Respirador Oral e na Disfunção Temporomandibular e Eletromiografia. Concluiu, em 2017, curso lato-sensu em Saúde e Espiritualidade. 

Ana Maria Toniolo da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1978), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência cientifica na área de Fonoaudiologia com ênfase em Motriciade Orofacial atuando principalmente nos seguintes temas: respiração oral, articulação Temporomandibular e Eletromiografia.

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Publicado

2009-07-03

Como Citar

Basso, D. B. A., Souza, J. A., Pasinato, F., Corrêa, E. C. R., & Silva, A. M. T. da. (2009). Estudo da postura corporal em crianças com respiração predominantemente oral e escolares em geral. Saúde (Santa Maria), 35(1), 21–27. https://doi.org/10.5902/223658346525

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