CIDADANIA E EDUCAÇÃO CONSCIENTES

Autori

  • Nara Suzana Stainr Pires
  • Rossana Braga Pires Cavichioli

DOI:

https://doi.org/10.5902/198136947027

Abstract

O ponto chave para o desenvolvimento reflexivo e de conhecimento da busca pelo desaparecimento das desigualdades sociais através da lutas dos membros do conjunto interessado,  é a educação, demonstrando assim a formação ajustada na busca pela importância de todos como verdadeiros cidadãos. Ocorre que ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade de direitos, enfim, direitos civis, políticos e sociais.  Enquanto cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum. Constituir-se cidadão aquele que possui consciência de que é sujeito de direitos. Direitos como à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, direitos civis, políticos e sociais.  Falar em cidadania implica além dos direitos inerentes, também deveres. E a educação funciona, sem nenhuma dúvida, como garantidora e formadora desta consciência cidadã.

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Pubblicato

2009-04-30

Come citare

Suzana Stainr Pires, N., & Braga Pires Cavichioli, R. (2009). CIDADANIA E EDUCAÇÃO CONSCIENTES. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 4(1). https://doi.org/10.5902/198136947027

Fascicolo

Sezione

Artigos científicos