SUBMISSÃO DA TUTELA PENAL AO INTERESSE FISCAL NOS CRIMES DE SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA

Autores/as

  • Adriano Farias Puerari Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198136947524

Resumen

Atualmente, a larga expansão das novas tecnologias lidera uma evolução cada vez maior do fenômeno da globalização, que tem como um de seus muitos desdobramentos o incremento da criminalidade econômica. O desenvolvimento político e econômico de um país é reflexo da abrangência do Direito Econômico que o tutela e, consequentemente, da ampliação do Direito Penal Econômico, pois o tratamento de questões que envolvam proteção aos crimes de colarinho branco é condição de possibilidade à proteção e à defesa de uma ordem jurídica justa. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar a evolução da delinquência econômica, identificando o bem jurídico protegido pelo Direito Penal Econômico de modo a confrontar a tutela penal frente aos interesses arrecadatórios da Administração, especialmente para demonstrar a impunidade que gira em torno dos delitos de sonegação fiscal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Farias Puerari, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do NEAPRO/UFSM (www.ufsm.br/neapro). Membro do Escritório de Advocacia Bruno Menezes e Mário Cipriani Advocacia Criminal.

Publicado

2012-12-01

Cómo citar

Puerari, A. F. (2012). SUBMISSÃO DA TUTELA PENAL AO INTERESSE FISCAL NOS CRIMES DE SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 7(2), 205–230. https://doi.org/10.5902/198136947524

Número

Sección

Artigos científicos