SUBMISSÃO DA TUTELA PENAL AO INTERESSE FISCAL NOS CRIMES DE SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA

Autores

  • Adriano Farias Puerari Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198136947524

Resumo

Atualmente, a larga expansão das novas tecnologias lidera uma evolução cada vez maior do fenômeno da globalização, que tem como um de seus muitos desdobramentos o incremento da criminalidade econômica. O desenvolvimento político e econômico de um país é reflexo da abrangência do Direito Econômico que o tutela e, consequentemente, da ampliação do Direito Penal Econômico, pois o tratamento de questões que envolvam proteção aos crimes de colarinho branco é condição de possibilidade à proteção e à defesa de uma ordem jurídica justa. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar a evolução da delinquência econômica, identificando o bem jurídico protegido pelo Direito Penal Econômico de modo a confrontar a tutela penal frente aos interesses arrecadatórios da Administração, especialmente para demonstrar a impunidade que gira em torno dos delitos de sonegação fiscal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Farias Puerari, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do NEAPRO/UFSM (www.ufsm.br/neapro). Membro do Escritório de Advocacia Bruno Menezes e Mário Cipriani Advocacia Criminal.

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

Puerari, A. F. (2012). SUBMISSÃO DA TUTELA PENAL AO INTERESSE FISCAL NOS CRIMES DE SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 7(2), 205–230. https://doi.org/10.5902/198136947524

Edição

Seção

Artigos científicos