POR UM METADOGMATISMO NO ENSINO JURÍDICO: O PENSAMENTO JURÍDICO CRÍTICO COMO CORTE EPISTEMOLÓGICO

Autores

  • Guilherme Cavicchioli Uchimura Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369410658

Resumo

O presente trabalho analisa a crise do ensino jurídico atual com base no pressuposto de que o homem deve reivindicar o máximo de liberdade possível para si. Levando em consideração elementos como a função política do direito e a mercadorização do ensino que se agrava cada vez mais, estabelece uma abordagem desse cenário sob a perspectiva da teoria da crise da modernidade de Boaventura de S. Santos e da teoria dos obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard. Identifica o pensamento jurídico crítico como corte epistemológico necessário para a ruptura com a castração positivista e o pensamento dogmático dominante, situando o conhecimento de forma histórica, não linear e envolvido pela dialética social. Conclui que a emersão do pensamento metadogmático no ensino do direito é o primeiro passo para a construção de um novo saber jurídico, fundado em uma práxis emancipatória e compromissada com a libertação humana, assim como é defendida a perspectiva jurídica na obra de Roberto Lyra Filho a que se faz constante referência.

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Biografia do Autor

Guilherme Cavicchioli Uchimura, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do Curso de Direito
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9908885467648752

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Publicado

31-12-2013

Como Citar

Uchimura, G. C. (2013). POR UM METADOGMATISMO NO ENSINO JURÍDICO: O PENSAMENTO JURÍDICO CRÍTICO COMO CORTE EPISTEMOLÓGICO. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 8(2), 358–373. https://doi.org/10.5902/1981369410658

Edição

Seção

Artigos científicos