O processo de escolha dos livros didáticos por professores de Arte : Mediações (in)imagináveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734863144

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Livros didáticos, PNLD

Resumo

Esta pesquisa, em andamento, tem como objetivo compreender as dinâmicas relativas ao processo de escolha e uso dos livros didáticos de Arte na escola pública. A primeira etapa do estudo, caracterizado como uma pesquisa qualitativa, é um trabalho coletivo e colaborativo na elaboração de um questionário para obter informações relativas ao processo de escolha dos livros de Arte do Programa Nacional de Livro Didático – PNLD 2020 e uso dos livros didáticos de Arte na escola. Realizada junto a um grupo 32 professores de Arte que atuam na Educação Básica no Estado do Paraná, o resultado aponta para a presença do livro didático em quase todas as escolas dos professores participantes. Em contrapartida, reconhece-se a urgência de se tratar deste tema na formação inicial e continuada, em função da pouca tradição que o livro tem na disciplina, e a pequena valorização desta temática no âmbito da pesquisa acadêmica. 

 

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Biografia do Autor

Mauren Teuber, UNESPAR - Curitiba Campus II - FAP

Atualmente é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNESPAR - Curitiba Campus II - FAP.

Guilherme Gabriel Ballande Romanelli, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Teuber, M., & Romanelli, G. G. B. (2020). O processo de escolha dos livros didáticos por professores de Arte : Mediações (in)imagináveis. Revista Digital Do LAV, 13(3), 114–137. https://doi.org/10.5902/1983734863144