Clement Greenberg pelo avesso
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482203Palavras-chave:
Teoria da arte, Crítica de arte, Integração teórico-prática, Clement GreenbergResumo
Este artigo é o resultado de um esforço reflexivo tendo como tema o crítico de arte norte-americano Clement Greenberg, sua obra e sua atuação no campo das artes. Esse autor de posições teóricas polêmicas é, aqui, analisado pelo seu antes e pelo seu depois. O contexto cultural em que se produziu a sua escrita é visado, não como causa, mas como fornecedor de problemas teóricos aos quais a crítica greenberguiana responderá. Apontando esse rumor teórico, contemporâneo à atividade do autor, e atravessado por questões extra-artísticas, propomos um distanciamento crítico através do qual se busca a compreensão dos principais textos de Greenberg. A plataforma analítica estabelecida pela contextualização histórica também é experimentada em um breve levantamento do legado desses textos, observando-se como as reações ao formalismo ainda reverberam na contemporaneidade.
Downloads
Referências
BUENO, G. A teoria como projeto: Argan, Greenberg e Hitchcock. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
CASTILLO, S. S. Cenário da arquitetura da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CAUQUELIN, A. Teorias da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FERREIRA, G. & COTRIM, C. (Orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
GREENBERG, C. Arte e cultura: ensaios críticos. São Paulo: Ática, 1996.
GREENBERG, C. Estética doméstica. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
HARRIS, J. Modernismo e cultura nos Estados Unidos: 1930-1960. In: WOOD, P. et alii. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
NAVES, R. As duas vidas de Clement Greenberg. In: GREENBERG, C. Arte e cultura: ensaios críticos. São Paulo, Ática, 1996.