Vídeo Educativo como ferramenta acessível e inclusiva para auxiliar os professores na seleção de filmes nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734887417Parole chiave:
Cinema e educação, Filmes na escola, Vídeo educativo, Tecnologias para educação inclusivaAbstract
O uso de recursos audiovisuais, para fins educativos, tem chamado a atenção de pesquisadores que buscam meios de manter o interesse dos alunos durante atividades pedagógicas. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou a avaliação de um grupo de pós-graduandos de um curso de mestrado em educação, por meio de um vídeo com recursos inclusivos e com ênfase nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O vídeo em questão foi desenvolvido com a intenção de auxiliar professores no processo de seleção de filmes a serem utilizados como recurso pedagógico em sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, no período de setembro de 2022 a fevereiro de 2023. Para a produção do conteúdo do vídeo, também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os passos para a seleção de filmes. O recurso inclusivo foi avaliado por meio de um questionário online com auxílio da ferramenta Google Forms. Participaram nove pós-graduandos que foram os sujeitos de pesquisa. Ao final, detectou-se que o recurso (vídeo educativo) conseguiu atender aos seus propósitos, apresentando e disseminando informações e os conceitos de uma forma didática, inclusiva e objetiva.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRÉRE, Eduardo. Videoaulas: aspectos técnicos, pedagógicos, aplicações e bricolagem. Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 3, n. 1, 2014.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.
BRAME, Cynthia. Effective educational videos: Principles and guidelines for maximizing student learning from video content. CBE Life Sciences Education, v. 15, n. 4, p. es6.1- es6.6, 2016. Disponível em: https://www.lifescied.org/doi/full/10.1187/cbe.16-03-0125. Acesso em: 6 fev. 2023.
CAST (2011). Universal Design for Learning Guidelines version 2.0. Wakefield, MA: Author. Disponível em: https://wvde.state.wv.us/osp/UDL/4.%20Guidelines%202.0.pdf. Acesso em: 6 fev. 2023.
CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930. Educação & Sociedade, v. 31, p. 605-624, 2010.
COSTA, Carolina; ALVELOS, Helena; TEIXEIRA, Leonor. Students' Acceptance of an Educational Videos Platform: A Study in a Portuguese University. International Journal of Information and Communication Technology Education (IJICTE), v. 14, n. 1, p. 86-102, 2018.
COZENDEY, Sabrina Gomes; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Utilizando a audiodescrição como um recurso de ensino. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 3, p. 1164-1186, 2018.
FABRIS, Elí Henn. Cinema e educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 117-133, 2008.
FONSECA, Mirna Juliana Santos. Cinema na escola pra quê? Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 31, p. 32-55, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.
HOLLEBEN, Índia Mara Aparecida Dalavia de Souza; SAVELI, Esméria de Lourdes. Cinema e Educação: Diálogo Possível. 2008.
MACHADO, João Luís de Almeida. Na Sala de Aula com a Sétima Arte. São Paulo: Editora Intersubjetiva, 2008.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MORETTIN, Eduardo. Cinema educativo: uma abordagem histórica. Comunicação & Educação, n. 4, p. 13-19, 1995.
NAPOLITANO, Marcos. Cinema: experiência cultural e escolar. In: Caderno de cinema do professor, Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação; TOZZI, Devanil (org.). São Paulo : FDE, 2009.
__________________ Como usar o cinema na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, v. 5, n. 2, p. 126-143, 2015.
PASSOS, Manoela Veloso; COLUCCI, Maria Beatriz. Análise crítica de experiência com cineclube com estudantes de 7 a 10 anos. AVANCA| CINEMA, p. 476-482, 2021.
PIOVESAN, Angélica; BARBOSA, Lívia; COSTA, Sara Bezerra. Cinema e educação. Colóquio EAD comunicação, p. 01, 2010.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Princípios do desenho universal para a aprendizagem: planejamento de atividades pedagógicas para inclusão. Ideação, v. 18, n. 2, p. 166-182, 2016.
SMITHIKRAI, Chuchai. Effectiveness of teaching with movies to promote positive characteristics and behaviors. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 217, p. 522-530, 2016.