Vídeo Educativo como ferramenta acessível e inclusiva para auxiliar os professores na seleção de filmes nas escolas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734887417

Parole chiave:

Cinema e educação, Filmes na escola, Vídeo educativo, Tecnologias para educação inclusiva

Abstract

O uso de recursos audiovisuais, para fins educativos, tem chamado a atenção de pesquisadores que buscam meios de manter o interesse dos alunos durante atividades pedagógicas. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou a avaliação de um grupo de pós-graduandos de um curso de mestrado em educação, por meio de um vídeo com recursos inclusivos e com ênfase nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O vídeo em questão foi desenvolvido com a intenção de auxiliar professores no processo de seleção de filmes a serem utilizados como recurso pedagógico em sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, no período de setembro de 2022 a fevereiro de 2023. Para a produção do conteúdo do vídeo, também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os passos para a seleção de filmes. O recurso inclusivo foi avaliado por meio de um questionário online com auxílio da ferramenta Google Forms. Participaram nove pós-graduandos que foram os sujeitos de pesquisa. Ao final, detectou-se que o recurso (vídeo educativo) conseguiu atender aos seus propósitos, apresentando e disseminando informações e os conceitos de uma forma didática, inclusiva e objetiva.

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Biografie autore

Augustho da Costa Soares, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa. Cursa especialização em Docência do Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário UniAmérica. Também cursa MBA em Comunicação e Marketing. Experiência profissional em assessoria de imprensa, reportagem, edição de textos, design gráfico e gerenciamento de mídias sociais. Pesquisa principalmente sobre teorias da comunicação, cinema e educação.

Cristiano Corrêa Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012), especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Uniasselvi (2021), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência nos cursos de graduação, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica, Engenharia do Produto e Prototipagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenho técnico, Representação do Projeto, Expressão Gráfica, Desenvolvimento do Produto, Produtos Cerâmicos, Modelagem e Prototipagem e Informática. Na pós-graduação, é docente do curso de especialização em modelagem computacional em ensino, experimentação e simulação. É membro do mestrado acadêmico em ensino da UNIPAMPA, atuando no desenvolvimento de produtos educacionais, gamificação, modelagem e prototipagem 3D, DUA e Inteligências Múltiplas.

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Pubblicato

2024-04-30

Come citare

Soares, A. da C., & Ferreira, C. C. (2024). Vídeo Educativo como ferramenta acessível e inclusiva para auxiliar os professores na seleção de filmes nas escolas. Revista Digital Do LAV, 17(1), e2/1–18. https://doi.org/10.5902/1983734887417