Narrativas de uma cidade em ruínas: caminhando com paisagens, educações e alianças multiespécies

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734883926

Parole chiave:

Pesquisa em Educação, Fabulação, Paisagens multiespécies, Compostagem, Cidade

Abstract

Este ensaio, escrito ao modo narrativo e experimentativo, procura flagrar alianças que emergem do espaço urbano e que interseccionam natureza-cidade-educação, compondo paisagens multiespécies que nos mostrem caminhos possíveis para pensarmos educações-outras. Para criar uma escrita em experimentação fizemos alianças epistemológicas com as antropólogas Anna Tsing e Donna Harawaye com trabalhos do campo da filosofia da diferença de Deleuze e Guattari. Dessa forma esse trabalho foi tecido como se caminha por aí, atravessando as dobras da cidade, nas vielas ora de cimento, ora de palavras. Caminhamos com o corpo ao subir e descer ruas, produzíamos uma conversa contínua entre nós e os seres das cidades, humanos e não-humanos. Esses encontros foram disparadores potentes para a criação de narrativas que se expressam através de imagens, textos, grafias, contos, enredos que compõem aquilo que nos marcou e nos fez vibrar pelo caminhar. A caminhada como método para produção de narrativas de uma cidade em ruínas, nos abre a possibilidade de conhecer e também de participar de negociações que produzem as paisagens-multiespécies na cidade. Produzir narrativas que permitem serem permeadas pelo fluxo de devir-escrita-caminhar significa atentar-se enquanto pesquisadores-professores-artistas a escutar mais do que falar, de tornar-se acolhedor daquilo que é pequeno e passa despercebido, de reaprender a todo momento, de expor-se aos inesperados das descobertas que vão ecoar não dos grandes prédios, mas sim daquilo que estará entre eles, nas frestas que eles deixam na composição da paisagem que são preenchidas e arrochadas pelos habitantes humanos e não-humanos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marcos Allan da Silva Linhares, Federal University of Uberlândia

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA). Doutorando em Educação (PPGED/UFU). Bolsista CAPES.

Keyme Gomes Lourenço, Federal University of Uberlândia

Mestre e Doutorando em Educação (PPGED/UFU). Bolsista CAPES.

Lúcia de Fátima Dinelli Estevinho, Federal University of Uberlândia

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) do Instituto de Biologia (INBIO/UFU).

Riferimenti bibliografici

CARDOSO, Thiago Mota; DEVOS, Rafael Victorino. Apresentação dos editores. In: TSING, Anna. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1 /Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles. O ato de criação [Palestra de 1987, tradução José Marcos Macedo]. São Paulo: Folha de São Paulo, 1999. Disponível em: <https://lapea.furg.br/material-pedagogico/oficina-devideo>. Acesso em: 22 set. 2023.

HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

PELBART, Peter Pal. Por uma arte de instaurar modos de existência que “não existem”. Revista Concreta, 2014.

TSING, Anna. O cogumelo no fim do mundo. São Paulo: N-1 Edições, 2022.

TSING, Anna. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.

VAZ, Tamiris. Devir-descarte: habitar transbordamentos. ClimaCom [online], Campinas, ano 5, n. 11, 2018. Disponível em: <http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/?p=8992>. Acesso em: 01 jun. 2023.

Pubblicato

2023-09-22

Come citare

Linhares, M. A. da S., Lourenço, K. G., & Estevinho, L. de F. D. (2023). Narrativas de uma cidade em ruínas: caminhando com paisagens, educações e alianças multiespécies. Revista Digital Do LAV, 16(1), e17/1–20. https://doi.org/10.5902/1983734883926

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Caminhar e habitar: arte e educação no espaço urbano