Questa è una versione superata pubblicata il 2022-07-12. Visita la versione più recente.

O Ateliê de Design: em busca de uma abordagem interdisciplinar significativa.

Autori

  • Marko Alexandre Lisboa dos Santos FURB - Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0002-7761-5981
  • Tales Dutra Coirolo FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Renato Valderramas FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Valéria Ilsa Rosa FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734866220

Parole chiave:

Design, Método de ensino, Interdisciplinaridade, Metodologia em design, Ateliê

Abstract

Este artigo apresenta um relato de experiência que tem como objetivo demonstrar e refletir acerca da prática didático-pedagógica de projetos de Design abordados no contexto curricular de um curso de graduação em Design. O estudo observa, compara e avalia qualitativamente os resultados de trabalhos dos estudantes dentro da organização interdisciplinar do Ateliê. Focalizamos o primeiro semestre do curso de Design da FURB, notadamente com projetos experimentais desenvolvidos na disciplina Ateliê de Design I. Dessa maneira, buscamos trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos, fomentar a criatividade, o protagonismo e a postura cooperativa entre os estudantes. O método utilizado na pesquisa se apoia em pesquisa bibliográfica, exame de documentos, registros de aulas, observação e registro de projetos. Os achados da pesquisa são analisados com base em teorias do Design, resultando na discussão acerca dos aspectos significativos desta proposta para o curso de Design da FURB e demais cursos que dela tomem conhecimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marko Alexandre Lisboa dos Santos, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Departamento de Engenharia de Produção e Design

Curso de Design

Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação - FURB

Tales Dutra Coirolo, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Departamento de Engenharia de Produção e Design

Curso de Design

Renato Valderramas, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Departamento de Engenharia de Produção e Design

Curso de Design

Valéria Ilsa Rosa, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Departamento de Engenharia de Produção e Design

Curso de Design

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Délcio Julião Emar de; ALMEIDA, Rangel Benedito Sales de. Projeto exposições itinerantes: a interdisciplinaridade e a inovação no ensino de design. Anais do 12º P&D 2016 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, 2016. p. 2212-2223.

ALONSO,Garcia; LUISA, María. Desenvolvimento curricular, profissional e organizacional: uma perspectiva integradora da mudança. Revista Território Educativo, n. 7, p. 33-42, mai. 2000.

ÁLVARES, Maria, Regina, Correia, Dias; GONTIJO, Leila, Amaral. A interdisciplinaridade no Ensino do Design. Revista Design em Foco. Salvador: EDUNEB, v. III, n. 2, p. 29-66, jul-dez 2006.

BARROS, Lilian R. M. A Cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2009. 336p.

DENIS, Rafael C. Uma introdução à história do design. Editora Blucher, 2008. 276p.

DIAS, Maria Regina Álvares Correia. O ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design. 2004, 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2004.

FONTOURA, Antonio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética, v. 2, n. 2, p. 86-95, dez. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 1-23, ago. 2011.

GITAHY, Celso. O que é graffiti. Brasiliense, 2017. 66p.

LEBORG,Christian. Gramática visual. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. 96p.

RODRIGUES, António Jacinto. A Bauhaus e o Ensino Artístico. Lisboa: Editora Presença, 1989. 229p.

VIDIGAL, Emerson José. Ensino de projeto arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná. 2010, 350 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-07-12

Versioni

Come citare

Santos, M. A. L. dos, Coirolo, T. D., Valderramas, R., & Rosa, V. I. (2022). O Ateliê de Design: em busca de uma abordagem interdisciplinar significativa. Revista Digital Do LAV, 15, e10/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1983734866220