Caminhos de uma pesquisa: a costurografia como outra escrita acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734829916Parole chiave:
Escrita acadêmica, Cartografia, Dispositivo, Costurografar, CosturografiaAbstract
Este trabalho intenta trazer uma conversa entre uma estudante e uma professora de um programa de Pós-Graduação em Educação e a experiência de uma pesquisa. Apostando em outros contornos metodológicos acontece um deslocamento da produção conceitual da própria escrita. Escrever como costurar. No percurso da pesquisa, a estudante, começa a problematizar a escrita acadêmica como empreitada coletiva, como aposta política, ética e estética. Neste percurso cartografado, a costurografia como manualidade, como um dispositivo. Uma escrita feita à mão, com linhas, agulha e retalhos de jeans. A partir de restos, a costurografia se compõe no tecido e também em outras superfícies possíveis. Feita no jeans e no papel. Gestos mínimos, ínfimos. Uma escrita experimentação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARROS, M. O apanhador de desperdícios. Disponível em: http://www.entreculturas.com.br/2010/10/manoel-de-barros-o-apanhador-dedesperdicios/.
CLARETO, S. M.; VEIGA, A. L. V. S. Uma escrita de muitos ou uma escrita em travessia. In: CALLAI, C. & RIBETTO, A. (Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, G. O que é um dispositivo. (1990) Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/Gilles%20Deleuze%20%20O%20que%20e%20um%20dispositivo%20(1).pdf .
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.
DIAS, R. O. trajetórias poéticas por entre formação, arte e escola básica, in RIBETTO, Anelice (org). políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculas). 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014.
GERALDI, João Wanderley. Pelos caminhos e descaminhos dos métodos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n.87, p. 601-610, 2004.
LARROSA, Jorge. Notas sobre experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. São Paulo, p. 20 – 28, jan/fev/mar/abr, 2002.
LINHARES, L. Escrever e viver: estranhamentos e entranhamentos recíprocos, in CALLAI, C. & RIBETTO, A. (Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
MACHADO, L. D.; ALMEIDA, L. P. Notas sobre escrever [n] uma vida. In CALLAI, C. & RIBETTO, A. (Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
ORLANDI, L.B.L. (2002) Que estamos ajudando a fazer de nós mesmos? In: M. Rago, L.B.L. Orlandi & A. V. Neto (orgs.) Imagens de Foucault e Deleuze ressonâncias nietzscheanas (v.1, p. 227-238). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PÉREZ, C. L. V. cinco cabeças e um copo de café... (com)fabulações sobre a potência de uma educação menor, in RIBETTO, A. (Org.). políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculas). 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014.
RIBETTO, A. Experiência, experimentações e restos na escrita acadêmica. In: CALLAI, C.; RIBETTO, A. (Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
RIBETTO, A. dos saberes risíveis aos saberes menores na educação. RIBETTO, A. (org). políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculas). 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014.
SKLIAR, Carlos. Conversar e conviver com os desconhecidos. In: FONTOURA, Helena Amaral da (Org.). Políticas Públicas, Movimentos Sociais: Desafios à Pósgraduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. Modo de acesso: Disponível em: http://www.fe.ufrj.br/anpedina2011/livro3.pdf.
VIGNALE, S. Prefacio para uma política de la escritura In: CALLAI, C.; RIBETTO, A. (Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.