Towards the metaphorical transformation of urban space: digital art and the city after web 2.0

Autores

  • Helena Barranha Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
  • António Pinto Ribeiro
  • Raquel Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734824572

Palavras-chave:

Cidade contemporânea, Culturas em rede, Arte digital, Espaços urbanos virtuais

Resumo

A revolução digital tem sido muitas vezes associada à indefinição de fronteiras geográficas, levando a novas formas de reconhecimento e (in)diferenciação territorial. À medida que as distâncias físicas se dissiparam, as barreiras tornaram-se ambíguas e crescentemente condicionadas por reconfigurações digitais de lugares reais ou ficcionados. Depois da Web 2.0, as representações geográficas de cidades foram redefinidas por ligações eletrónicas, abrindo assim o caminho para novas cartografias em rede, paralelas à realidade material, mas não necessariamente dependentes da mesma. Esta transformação metafórica do espaço físico em imagens e informação, permanentemente alteradas, partilhadas e atualizadas na Internet, promoveu uma dialética instável entre as dimensões tangíveis e subjetivas. Enquanto algumas fronteiras tendem a desaparecer, outras estão também a ser criadas, dado que o aparecimento de novos territórios digitais (ou digitalizados), com protocolos de acesso e cartografias específicas, tem gerado novas formas de exclusão social e cultural.
Centrando-se na Arte Digital e Pós-Digital, este artigo discute esta situação recente, observando como os artistas contemporâneos têm proposto sistemas alternativos para a apropriação e representação de espaços urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Barranha, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

António Pinto Ribeiro

Investigador Associado, MEMOIRS-Children of Empires and European Postmemories, European Research Council - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Programador-Geral Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura 2017

Raquel Pereira

Licenciada em História da Arte e Mestre em Museologia. Investigadora independente

Referências

ABRAMS, J. & HALL, P. ‘Whereabouts’, in J. Abrams & P. Hall (eds.) Else/Where: New Cartographies of Networks and Territories, Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006

AGAMBEN, G. O que é o Contemporâneo e Outros Ensaios, trad. Vinicius Nicastro Honeskol, Chapecó, SC: Argos. Original version: Che cos’è il contemporâneo?, Rome: Nottetempo, I sassi, 2009.

BAKER, R. Designing the Future: The Computer Transformation of Reality, London: Thames and Hudson, 1993.

BAUDRILLARD, J. Simulacra and Simulation, trad. Sheila Faria Glaser, Ann Arbor: University of Michigan Press. Original Version: Simulacres et Simulation, Paris: Éditions Galilée, 1994.

BEIGUELMAN, G. “Gisele Beiguelman” in Entrevistas. Available at: http://unplace.org/sites/default/files/entrevistas_-_interviews_booklet.pdf. (Accessed on: 23 September 2016).

BOYER, M. C. Cybercities: Visual Perception in the Age of Electronic Communication, Princeton: Architectural Press, 1995.

BULHÕES, M. A. Web arte e poéticas do território, Porto Alegre: Zouk, 2011.

CASTELLS, M. "Museums in the Information Era: Cultural Connectors of Time and Space" in ICOM News, Special issue vol. 54, no. 3, pp. 4-7, 2001.

CONNOR, M. (2013) “Hito Steyerl's 'How Not to be Seen: A Fucking Didactic Educational.MOV File'”. Available at: http://rhizome.org/editorial/2013/may/31/hito-steyerl-how-notto-be-seen/ (Accessed on: 30 April 2015).

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I — A Vontade de Saber, trad. Pedro Tamen, Lisbon: Relógio d’Água. Original version: Histoire de la sexualité I - La Volonté de savoir, Paris: Éditions Gallimard, 1994.

GORDON, E. “Mapping Digital Networks – From cyberspace to Google”. Information, Communication & Society, Vol10, n.6, p. 885-901, 2007.

KHALILI, B. Foreign Office, Paris: SAM Art Projects, 2015.

LEFEBVRE, H. The Production of Space, translated by Donald Nicholson-Smith, Oxford: Basil Blackwell. Original version: La Production de l'espace, Paris: Anthropos, 1991.

OLSON, M. “Postinternet: Art after the Internet”, Foam Magazine #29 Winter 2011/2012. Available at: http://www.marisaolson.com/texts/POSTINTERNET_FOAM.pdf. (Accessed on: 29 April 2015).

SAAR, M. and PALANG, H. "The Dimensions of Place Meanings" in Living Rev. Landscape Res., 3, 2009, Available at: http://landscaperesearch.livingreviews.org/Articles/lrlr-2009-3/articlese2.html. (Accessed on: 27 April 2015).

SASSEN, S. “Electronic space: Embedded and segmented”, International Planning Studies, Vol2, n.2, p.229-240, 1997.

STEYERL, H. “Too much world: Is the Internet Dead?”, E-flux journal #49, November, 2013, Available at: http://www.e-flux.com/journal/too-much-world-is-the-internet-dead/.(Accessed on: 29 April 2015).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Barranha, H., Ribeiro, A. P., & Pereira, R. (2016). Towards the metaphorical transformation of urban space: digital art and the city after web 2.0. Revista Digital Do LAV, 9(3), 003–014. https://doi.org/10.5902/1983734824572