Relatos do (meu) encontro com cartografias, afetos, escolas, cinemas e crianças bem pequenas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734893104

Mots-clés :

Escrita cartográfica, Relatos de campo, Educação infantil, Cinema na escola, Arte

Résumé

Este ensaio toma como matéria-prima relatos em palavras e imagens feitos a partir de encontros presenciais de um projeto de pesquisa que tem como um de seus alicerces conceituais e metodológicos a cartografia dos afetos – em especial, transpassada pela escrita cartográfica e pelo cinema feito por crianças da educação infantil. Partilha-se a experiência e as afetações decorrentes do processo de escrita do próprio ensaio e dos relatos de campo que expressam as reverberações geradas pelas idas presenciais nas escolas ligadas ao projeto. Explicita-se, ainda, o impacto que cartografar afetivamente em palavras e imagens pode ter no modo de pensar e fazer o processo criativo, nos modos de fazer arte e nas noções de corpo de quem escreve.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aurora Nilo da Silva Ruzene, Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas

Estudante de Pedagogia pela Faculdade de Educação/Unicamp. Bolsista do projeto "Cartografia dos afetos cinematográficos no lugar-escola de educação infantil" e entusiasta das mais variadas formas de arte, arte-educação e de expressão, dentre elas, a escrita.

Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Campinas

Professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, na Faculdade de Educação/Unicamp. Coordenador do projeto "Cartografia dos afetos cinematográficos no lugar-escola de educação infantil". Possui graduação em Geografia e Doutorado em Educação. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universidade do Minho/Portugal. Pesquisa na interface entre imagens e educação em suas conexões com as geografias que dela se desdobram, se descobrem, se criam, se extraem... Atualmente tem focado mais nas relações e experimentações entre cinema e escola. Tem artigos publicados onde vídeos, filmes, fotografias e mapas se misturam a conceitos e autores em escritos que visam aproximações da educação visual contemporânea e(m) suas políticas e poéticas que afetam o pensamento espacial, tomando a escola como lugar. Coordenou a Rede Internacional Imagens, Geografias e Educação, entre 2010 e 2015, da qual participa atualmente junto ao projeto As telas da escola: cinema e professores de geografia. Desde 2016 participa do projeto Dispositivos de criação e a experiência do cinema na escola de educação básica do município de Campinas e, desde 2018, coordena, em duas escolas dessa rede de ensino, o projeto Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas - do espaço às filmagens, das filmagens ao espaço.

Références

CANDIDO, Jefferson. Limpar os clichês, desfazer o rosto: devires (ou estratégias de guerra) nO Espelho, de Guimarães Rosa. Revista Digital outra travessia, Dossiê Especial V. II: Psicanálise, Cinema e Literatura, p.46-58,2012.

COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria, vol. 7, n.2, p. 66-77 - mai./ago. 2014.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos... Educ. Rev., Curitiba, v. 37, e75205, 2021.

GURGEL, Verônica Torres. Pistas para a escrita de relatos cartográficos, Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 9, Edição Especial "CuerposenlaEncrucijada"- p. 139-159, dezembro de 2023.

KASTRUP, Virgínia. A escrita cartográfica e a dimensão coletiva da experiência, Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 9, Edição Especial "CuerposenlaEncrucijada"- p. 160-175, dezembro de 2023.

LEITE, César Donizetti Pereira; OLIVEIRA, Luana Priscila de. Pesquisa- experiência: relatos, corpos e acontecimentos. Revista Digital do LAV, Santa Maria: UFSM, v. 12, n. 3, p. 153-171, set./dez. 2019.

MOSSI, Christian Polleti, OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.36, n.72, p.115-131, 2018.

SABINO, Fernando. No fim dá certo: se não deu, é porque não chegou ao fim. Rio de Janeiro: Record, 2020.

Publié-e

2025-09-24

Comment citer

Ruzene, A. N. da S., & Oliveira Junior, W. M. de. (2025). Relatos do (meu) encontro com cartografias, afetos, escolas, cinemas e crianças bem pequenas. Revista Digital Do LAV, 18(1), e25/01–21. https://doi.org/10.5902/1983734893104

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s