Artistar a Educação… proposições e ensaios com experiências de um professor de arte

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734888095

Mots-clés :

Docência, Artistagem, Arte-Educação, Micropolíticas, Subjetivação

Résumé

O presente trabalho apresenta em relatos menores, possibilidades do que acontece na relação professor/professora e alunos/alunas, atravessamentos de acontecimentos e reflexões dos processos de docência em artes, sendo costurado com literaturas, onde a escrita deste trabalho se fez em conjunto com a leitura da obra ‘Artistagens’ de Sandra Mara Corazza. Na tentativa de uma escrita de proposições metodológicas do ensino da arte, percebe-se o problema das limitações linguísticas: durante o processo de escrita percebe-se cortes e atravessamentos por ocorrências cotidianas, o mesmo acontece com os processos que ocorrem dentro da sala de aula, no qual os atravessamentos se expandem no espaço e tempo, reverberando reflexões para além da escola, no qual possibilitam novas formas de pensar. As reflexões contidas permeiam questionamentos da pedagogização, onde tem impulsionado a busca por novas possibilidades de docência, pensando num incentivo à diferença, um devaneio que propõe criançar os educadores e artistar a educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Tárcio Gustavo Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais - Claretiano Centro Universitário (2022) e graduação em Ecologia - UNESP Campus Rio Claro (2021).

César Leite, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Livre Docente pela UNESP. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Educação UNESP Rio Claro. Foi Professor Visitante na Universidade Católica de Leuven Bélgica é Professor Convidado da Universidade Federal de Rondônia no Programa de Mestrado PPGCEM. Coordenou projetos de Pesquisa apoiados pela FAPES, CNPQ e CAPES. No momento coordena Rede de Pesquisa no Programa CAPES PRINT. É bolsista Produtividade do CNPQ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, educação infantil, cinema e imagem.

Références

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 188 p.

CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens - Filosofia da diferença e educação. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2006. 120 p.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka - Por uma literatura menor. 1. ed. 7 reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 157 p.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 120 p.

GUATTARI, Félix. Caosmosis. 1. ed. Buenos Aires: Editora Manantial, 1996. 164 p.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas - cartografias do desejo. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1986. 328 p.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003, 264 p.

LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, Experiência e Tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

LEITE, César Donizetti Pereira Leite e Oliveira, Luana Priscila de. Pesquisa-experiência: relatos, corpos e acontecimentos. Revista Digital do LAV, Santa Maria: UFSM, v. 12, n. 3, p.153-171, set/dez, 2019.

LEITE, César. Por entre linhas e experimentações estéticas com cotidianos escolares: resistências e produções de mundos. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 3, p. 1-12, 2023. ISSN 1983-1579. DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68439

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir - a educação como prática de liberdade. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fonte, 2013. 283 p.

ROSA, Patrícia Reis Guimarães. O adolescente em conflito com a lei e a rede de atenção psicossocial: da interdisciplinaridade à transdisciplinaridade. 2020. Dissertação de Mestrado em Atenção Psicossocial. UFRJ. Rio de Janeiro, 2020. 102 f.

Publié-e

2024-10-03

Comment citer

Silva, T. G., & Leite, C. (2024). Artistar a Educação… proposições e ensaios com experiências de um professor de arte. Revista Digital Do LAV, 17(1), e26/1–20. https://doi.org/10.5902/1983734888095