Artistar a Educação… proposições e ensaios com experiências de um professor de arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888095

Palabras clave:

Docência, Artistagem, Arte-Educação, Micropolíticas, Subjetivação

Resumen

O presente trabalho apresenta em relatos menores, possibilidades do que acontece na relação professor/professora e alunos/alunas, atravessamentos de acontecimentos e reflexões dos processos de docência em artes, sendo costurado com literaturas, onde a escrita deste trabalho se fez em conjunto com a leitura da obra ‘Artistagens’ de Sandra Mara Corazza. Na tentativa de uma escrita de proposições metodológicas do ensino da arte, percebe-se o problema das limitações linguísticas: durante o processo de escrita percebe-se cortes e atravessamentos por ocorrências cotidianas, o mesmo acontece com os processos que ocorrem dentro da sala de aula, no qual os atravessamentos se expandem no espaço e tempo, reverberando reflexões para além da escola, no qual possibilitam novas formas de pensar. As reflexões contidas permeiam questionamentos da pedagogização, onde tem impulsionado a busca por novas possibilidades de docência, pensando num incentivo à diferença, um devaneio que propõe criançar os educadores e artistar a educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tárcio Gustavo Silva, Universidad Estatal Paulista

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais - Claretiano Centro Universitário (2022) e graduação em Ecologia - UNESP Campus Rio Claro (2021).

César Leite, Universidad Estatal Paulista

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Livre Docente pela UNESP. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Educação UNESP Rio Claro. Foi Professor Visitante na Universidade Católica de Leuven Bélgica é Professor Convidado da Universidade Federal de Rondônia no Programa de Mestrado PPGCEM. Coordenou projetos de Pesquisa apoiados pela FAPES, CNPQ e CAPES. No momento coordena Rede de Pesquisa no Programa CAPES PRINT. É bolsista Produtividade do CNPQ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, educação infantil, cinema e imagem.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 188 p.

CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens - Filosofia da diferença e educação. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2006. 120 p.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka - Por uma literatura menor. 1. ed. 7 reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 157 p.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 120 p.

GUATTARI, Félix. Caosmosis. 1. ed. Buenos Aires: Editora Manantial, 1996. 164 p.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas - cartografias do desejo. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1986. 328 p.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003, 264 p.

LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, Experiência e Tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

LEITE, César Donizetti Pereira Leite e Oliveira, Luana Priscila de. Pesquisa-experiência: relatos, corpos e acontecimentos. Revista Digital do LAV, Santa Maria: UFSM, v. 12, n. 3, p.153-171, set/dez, 2019.

LEITE, César. Por entre linhas e experimentações estéticas com cotidianos escolares: resistências e produções de mundos. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 3, p. 1-12, 2023. ISSN 1983-1579. DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68439

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir - a educação como prática de liberdade. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fonte, 2013. 283 p.

ROSA, Patrícia Reis Guimarães. O adolescente em conflito com a lei e a rede de atenção psicossocial: da interdisciplinaridade à transdisciplinaridade. 2020. Dissertação de Mestrado em Atenção Psicossocial. UFRJ. Rio de Janeiro, 2020. 102 f.

Publicado

2024-10-03

Cómo citar

Silva, T. G., & Leite, C. (2024). Artistar a Educação… proposições e ensaios com experiências de um professor de arte. Revista Digital Do LAV, 17(1), e26/1–20. https://doi.org/10.5902/1983734888095