Patrimônio cultural e educação estética: os sentidos da cidade na percepção de docentes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734868342

Mots-clés :

patrimônio cultural, cidade, formação de professores, formação estética.

Résumé

A relação entre patrimônio cultural e educação estética na formação de professores é o tema central deste estudo. Assim, a presente pesquisa buscou conhecer a concepção de docentes do ensino básico sobre patrimônio cultural; além de identificar aspectos reflexivos da docência, emergentes do ato de sentir a cidade, por meio de uma atividade em que os participantes caminharam pelas ruas de olhos vendados. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, optou-se pelo método da pesquisa-ação colaborativa. A formação experienciada promoveu reflexões importantes sobre o patrimônio cultural. Considera-se a relevância de integrar discussões sobre patrimônio cultural e educação estética nos currículos da formação inicial e continuada de professores, norteando-se por paradigmas que valorizem dimensões éticas, estéticas e colaborativas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Hugo de Melo Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Educação - Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciando em Pedagogia (EaD/UECE). Mestrado em Educação (PPGE/UECE). Especialização em Psicologia Aplicada à Educação - Universidade Regional do Cariri (URCA). Licenciatura em Teatro (URCA). Licenciatura em História - Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST-PE).

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Pós-doutorado pela Universidade do Porto em Portugal (2008/2009). Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1991). Licenciatura em Arte e Educação pelo Centro Universitário UniGrande Fortaleza (2013). Professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2013-2016). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2009-2011). Especialização em Gestão Escolar (2000-2001) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri-URCA (1995-1999). Professora Adjunta do Departamento de Educação da URCA/CE (desde 2002). Professora do Mestrado Profissional em Educação-MPEDU-URCA. 

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Publié-e

2022-04-26

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Rodrigues, H. de M., Sales, J. A. M. de, & Rodrigues, C. S. D. (2022). Patrimônio cultural e educação estética: os sentidos da cidade na percepção de docentes. Revista Digital Do LAV, 15, e6/01–22. https://doi.org/10.5902/1983734868342