Patrimônio cultural e educação estética: os sentidos da cidade na percepção de docentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734868342

Palabras clave:

patrimônio cultural, cidade, formação de professores, formação estética.

Resumen

A relação entre patrimônio cultural e educação estética na formação de professores é o tema central deste estudo. Assim, a presente pesquisa buscou conhecer a concepção de docentes do ensino básico sobre patrimônio cultural; além de identificar aspectos reflexivos da docência, emergentes do ato de sentir a cidade, por meio de uma atividade em que os participantes caminharam pelas ruas de olhos vendados. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, optou-se pelo método da pesquisa-ação colaborativa. A formação experienciada promoveu reflexões importantes sobre o patrimônio cultural. Considera-se a relevância de integrar discussões sobre patrimônio cultural e educação estética nos currículos da formação inicial e continuada de professores, norteando-se por paradigmas que valorizem dimensões éticas, estéticas e colaborativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo de Melo Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Educação - Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciando em Pedagogia (EaD/UECE). Mestrado em Educação (PPGE/UECE). Especialização em Psicologia Aplicada à Educação - Universidade Regional do Cariri (URCA). Licenciatura em Teatro (URCA). Licenciatura em História - Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST-PE).

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Pós-doutorado pela Universidade do Porto em Portugal (2008/2009). Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1991). Licenciatura em Arte e Educação pelo Centro Universitário UniGrande Fortaleza (2013). Professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2013-2016). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2009-2011). Especialização em Gestão Escolar (2000-2001) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri-URCA (1995-1999). Professora Adjunta do Departamento de Educação da URCA/CE (desde 2002). Professora do Mestrado Profissional em Educação-MPEDU-URCA. 

Citas

ALMEIDA, S. É. L. Hoje tem espetáculo? Saberes e fazeres teatrais de professores de uma escola pública. Fortaleza: Realce, 2008.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília, DF: Liber, 2007.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. 3. ed. São Paulo: Estação Liberdade: Unesp, 2006.

DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2. ed. Curitiba: Criar, 2003.

DUARTE JÚNIOR, J. F. Por que Arte-Educação? 20. ed. Campinas: Papirus, 2009.

FRANÇA, T. M. S. Educação estética e patrimônio cultural: uma experiência de formar formando na cidade de Viçosa do Ceará-CE. 2017. 373 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

FRANCO, M. A. S. A Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, fasc. 3, p. 483-502, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Política e educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

HENNING, Priscila. A pós-modernidade e o patrimônio cultural edificado: questões contemporâneas e seu impacto na formação do cidadão. Revista Dialectus, Ano 10, nº 22, p. 64 -83, jun. 2021.

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília, DF: Iphan: Museu Imperial, 1999.

IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Liber, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LE GOFF, J. Memória. Lisboa: 70, 1981.

LOPONTE, L. G. Tudo isso que chamamos de formação estética: ressonâncias para a docência. Revista Brasileira de Educação. v.22 n.69 abr-jun.2017.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MELO-RODRIGUES, H. Patrimônio cultural de Barbalha na formação estética de professores do ensino básico: elementos do Círculo estético-dialógico. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1995. p. 15-34.

SALES, J. A. M.; ARRAIS, G. A.; FARIAS, I. M. S.; O museu virtual de arte como espaço de educação estética. Roteiro, Joaçaba, v.39, n.2, p. 487-514, jul/dez. 2014.

SALGADO, Marina. Olhares sobre o patrimônio: a busca de significados da paisagem. 2017. 330f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

THERRIEN, J. O saber social da prática docente. Educação & Sociedade, Campinas, n. 46, p. 408-418, 1993.

Publicado

2022-04-26

Cómo citar

Rodrigues, H. de M., Sales, J. A. M. de, & Rodrigues, C. S. D. (2022). Patrimônio cultural e educação estética: os sentidos da cidade na percepção de docentes. Revista Digital Do LAV, 15, e6/01–22. https://doi.org/10.5902/1983734868342