“Ação Educativa em Espaços Culturais”: Formação inicial e continuada de professores – diálogo interativo
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734828396Mots-clés :
Formação inicial, Formação continuada, Ação educativa, Espaços CulturaisRésumé
Este artigo desenvolve uma reflexão e uma análise sobre a importância da disciplina “Ação Educativa em Espaços Culturais” para a formação inicial e continuada de professores de ensino de Arte, como também pretende descrever a metodologia dialógica e qualitativa utilizada pela professora Dra. Sandra Ramalho e Oliveira, desde bibliografia selecionada para leitura em sala como da interação dos alunos com equipes educativas de instituições culturais de Florianópolis, pesquisadores da arte, do ensino de arte e da mediação cultural, até uma Mostra de Artes Visuais organizada pelos próprios estudantes. Nessa, os conceitos que envolvem tal prática como por exemplo, organização, curadoria, museografia, montagem e mediação são efetivamente postos em ação. Nesse cenário, constata-se a articulação entre teoria e prática como aspecto nuclear para a formação de professores. Os resultados demonstraram que todo educador tem condições de participar de todo o processo expositivo criticamente.
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