Práticas musicais do cotidiano na Iniciação científica: diários de pesquisa em ambientes religiosos cristãos

Autores

  • Ana Lúcia Louro Universidade Federal de Santa Maria
  • André Reck Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734827859

Palavras-chave:

Cotidiano, Aprendizado de pesquisa, Ambientes religiosos, Diários de pesquisa, Formação de professores de música

Resumo

Nesta comunicação relatamos uma pesquisa de Iniciação Científica, a partir da perspectiva da valorização dos conhecimentos cotidianos na formação de professores de música. Duas licenciandas e um bacharelando em música de cursos de uma universidade do sul do Brasil escreveram diários de pesquisa sobre sua atuação enquanto lideres de grupos musicais em igrejas Evangélicas e um ministério de música Católico, que foram analisados à luz de Zabalza (2004). Tomado o dilema principal: “Ser músico ou ministro de louvor”, surgiram duas categorias, considerando-se os horizontes de significado (Souza, 2013) dos alunos e dos músicos estudados por eles: 1. Amar a Deus mais do que a música; 2. Amar o próximo mais do que a música. A partir das leituras aqui propostas, pretende-se contribuir para os debates sobre pesquisa (auto)biográfica, especialmente com diários de pesquisa, estudos sobre ambientes religiosos cristão e formação de professores, a partir da reflexão sobre vivências significativas em suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Louro, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

André Reck, Universidade Federal do Pampa

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), com ênfase nos seguintes temas: identidades musicais, diversidade cultural, música e cotidiano e aprendizagens musicais

Referências

BARBOSA, J.; HESS, R. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasilia: Liberlivro, 2010.

BLAZINA, F. M. O ensino e a aprendizagem musical na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Porto Alegre. Especialização em Pedagogia da Arte. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer nº 9, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2001.

CATTELAN, L. Diários de um músico e professor: experiências na Catedral Metropolitana de Santa Maria – RS. Monografia (graduação em licenciatura em música) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

KRAEMER, R. D. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Revista Em Pauta v.11, n° 16/17, abr/nov. p. 51-72. Porto Alegre, 2000.

LORENZETTI, M. A. G. A Igreja Católica como espaço de educação musical: aulas de canto em um grupo de jovens. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis. Anais… Abem: Pirenópolis, 2013, p.199-208.

LORENZETTI, M. A. G. Aprender e ensinar música na Igreja Católica: um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Dissertação de Mestrado, PPGMUS/UFRGS, 2015.

LOURO, A. L.; SOUZA, J. V. (Org.). Educação musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013, v. 1.

LOURO, A. L.; RECK, A. M.; OLIVEIRA, F. A.; ZACARIAS, L. F. G. Olhando para aprendizagens informais em música: algumas experiências junto a movimentos da Igreja Católica. In: XIV ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM, 2011, Maringá. Anais… Abem: Maringá, 2011. p. 215-224.

MARQUES, E. F. L. Discurso e Prática Pedagógica na Formação de Alunos de Licenciatura em Música, em Salvador, Bahia, 1998. Dissertação (Mestrado em Música) – PPG Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999.

NOGUEIRA, A. G. A. T. Práticas de canto em grupo em uma comunidade religiosa em Anápolis. Monografia (licenciatura em música a distância) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

NOVO, J. A. D. D. Educação musical do espaço religioso: um estudo sobre a formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa – Paraíba. Dissertação (mestrado), UFPB, 2015.

OLIVEIRA, M. D. V. D. A formação musical dos professores de música da IBC – Bagé. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, 2016.

OLIVEIRA, V. Narrativas e saberes docentes. In: OLIVEIRA, Valeska (Org.). Narrativas e saberes docentes. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. p.67-91.

RECK, A. M.; LOURO, A. L. A construção de identidades musicais em contextos religiosos: a cultura gospel. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis. Anais… Abem: Pirenópolis, 2013 p.49-60.

RECK, A. M.; LOURO, A. L.; RAPÔSO, M. Práticas de educação musical em contextos religiosos: narrativas de licenciandos a partir de diários de aula. Revista da ABEM, v. 22, p. 121-136, 2014.

SETTON, M. G. As religiões como agentes de socialização. Cadernos SERU, serie 2 vol.19, n. 2, dezembro de 2008.

SOARES, P. R. S.; KAISER, I. S. A música gospel: um olhar sobre a prática musical das igrejas evangélicas brasileiras nas últimas duas décadas. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis. Anais… Abem: Pirenópolis, 2013, p.284-294.

SOUZA, J. V. (org.) Aprender e ensinar música no cotidiano. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. v. 1. 297p.

SOUZA, J. V. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: PPG de música da UFRGS, 2000.

SOUZA, J. V. Cotidiano, sociologia e educação musical: experiências no ensino superior de música. In: LOURO, Ana Lúcia; SOUZA, Jusamara. (Org.). Educação musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013, v. 1, p.12-29

SOUZA, P. G.; LIMA, A. J. L. A formação em Música na IEARDERN Templo Central. In: XXI Congresso Nacional da ABEM, 2013, Pirenópolis-GO, Anais... Abem:Pirenópolis, 2013.

TORRES, M. C. A. R. Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes...”. Revista da ABEM. Porto Alegre, v. 11, 63- 68, set. 2004.

TRAVASSOS, E. Redesenhando as fronteiras do gosto: estudantes de música e diversidade musical. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 119- 144, outubro de 1999.

ZABALZA, M. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.

ZANANDREA, R. A. O canto e a música no contexto ritual da liturgia na igreja católica: desafios para a formação de agentes na diocese de Vacaria/RS. São Leopoldo: EST, 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação Teologia Prática, Escola Superior de Teologia. São Leopoldo, 2009.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Louro, A. L., & Reck, A. (2017). Práticas musicais do cotidiano na Iniciação científica: diários de pesquisa em ambientes religiosos cristãos. Revista Digital Do LAV, 10(2), 200–212. https://doi.org/10.5902/1983734827859