Imagens da arte e antirracismo na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734888184Palabras clave:
Imagens da arte, Antirracismo, Ensino de artes visuais, DocênciaResumen
Este texto tem por objetivo refletir sobre as imagens da arte utilizadas em contexto escolar, especialmente nas aulas de Artes Visuais, e sobre seu papel na propagação do racismo ou, na contramão desse, em atuação na luta antirracista. Para tanto, inicia-se a reflexão a partir da obra "A Redenção de Cam" (1895), de Modesto Brocos y Gómez, pintura pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e símbolo da tese do branqueamento no Brasil. São referenciais para a problematização dessa imagem os estudos de Lotierzo (2013; 2017), acerca do racismo na pintura brasileira entre 1850-1940; a ideia de olhar opositor/oposicional, de bell hooks (2019); e o conceito de imagens de controle, de Patrícia Hill Collins (2019). Ao final, são apresentadas produções das artistas Aline Motta, Renata Sampaio e Renata Felinto dos Santos, como imagens que podem provocar modos de se compreenderem as relações raciais no Brasil e, talvez, contribuir para o exercício de uma docência mais reflexiva e comprometida com a luta antirracista no que se refere ao trabalho com imagens da arte na escola.
Descargas
Citas
BÍBLIA de Jerusalém. Edição revisada e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.
FELINTO, Renata. Renata Felinto. Site da artista, 2017. Disponível em: https://renatafelinto.wordpress.com/embalando-mateus/. Acesso em: 13 jun. 2024.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
hooks, bell. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. In: hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019. Disponível em: https://cpdel.ifcs.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/10/bell-hooks-Olhares-Negros.pdf. Acesso em: 13 jun. 2024.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LOTIERZO, Tatiana. Contornos do (in)visível: A redenção de Cam, racismo e estética na pintura brasileira do último Oitocentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-18122013-134956/pt-br.php Acesso em: 13 jun. 2024.
LOTIERZO, Tatiana. O Nome da Tela. In: _____. Contornos do (in)visível: racismo e estética na pintura brasileira. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2017.
MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP). Catálogo da exposição História das mulheres, histórias feministas. São Paulo: MASP, 2019.
MARINHO, Louise; CRUZ; Milena Natividade da. Olhares opositores e um futuro negro na Educação: possibilidades para uma prática antirracista a partir de novos regimes de visualidade. In: ITAU SOCIAL et al. Equidade Racial na Educação Básica: artigos científicos [recurso eletrônico]. São Paulo: Itaú Social, 2021. Disponível em: https://editalequidaderacial.ceert.org.br/pdf/Artigos/completo.pdf . Acesso em: 13 jun. 2024.
MOTTA, Aline. Aline Motta. Site da artista, 2019. Disponível em: https://alinemotta.com. Acesso em: 13 jun. 2024.
SAMPAIO, Renata. Renata Sampaio. Site da artista, 2018. Disponível em: https://cargocollective.com/sampaiorenata. Acesso em: 13 jun. 2024.
SANTOS, Renata Aparecida Felinto dos. A pálida História das Artes Visuais no Brasil: onde estamos negras e negros? Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 341-368, maio/ago. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.94288 Acesso em: 13 jun. 2024.
SANTOS, Renata Aparecida Felinto dos. A representação do Negro nas Artes Plásticas Brasileiras. In: _____. Curso práticas pedagógicas da Lei 10.639/03: rediscutindo as relações etnicorraciais em sala de aula. 2013. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/320851219/Representacao-Do-Negro-Nas-Artes-Plasticas-Brasileiras-Por-Renata-Felinto Acesso em: 13 jun. 2024.
SCHWARCZ, Lilia K. M. O Mistério de Perder e Encontrar, ou como Andar ao Redor da Tela A Redenção de Cam (Prefácio). In: LOTIERZO, Tatiana. Contornos do (in)visível: Racismo e Estética na pintura brasileira. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2017.