A valorização das artes visuais africanas em escolas

Autores

  • Caroline Fagundes da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Claudia de Souza Teixeira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734839808

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Artes africanas, Preconceito, Alfabetismo visual

Resumo

Neste trabalho, buscamos mostrar como o ensino de Artes Visuais pode contribuir para uma maior compreensão e aceitação das artes africanas. Levando em consideração as dificuldades para promover uma educação que valorize o multiculturalismo e as diversidades culturais, defendemos que a adoção da abordagem triangular de Barbosa (1998) pode ajudar a diminuir estereótipos e preconceitos em relação à cultura africana. Para comprovar essa ideia, relatamos uma experiência didática com uma turma de Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Duque de Caxias (RJ), em que, numa sequência de atividades pautada no alfabetismo visual, foram observados os elementos básicos da linguagem visual das máscaras africanas, traçando paralelos com pinturas cubistas de Pablo Picasso. A partir do referencial teórico e das atividades realizadas, evidenciou-se a necessidade de ações educativas permanentes que valorizem o multiculturalismo, as diversidades e, em especial, as artes africanas.

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Biografia do Autor

Caroline Fagundes da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Artes Visuais pela Unigranrio, especialista em Linguagem, Cultura e Educação pelo IFRJ. Professora  da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia de Souza Teixeira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Graduada em Letras (Português-Inglês), Mestre e Doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ. Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do IFRJ, atuando em cursos de ensino médio-técnico, graduação e pós-graduação.

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Silva, C. F. da, & Teixeira, C. de S. (2020). A valorização das artes visuais africanas em escolas. Revista Digital Do LAV, 13(1), 005–033. https://doi.org/10.5902/1983734839808