Fugindo da escola do passado: arte na vida

Autores

  • Lucia Gouvêa Pimentel Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819862

Palavras-chave:

Aprendizagem em Arte, Ambiência artística, Arte/Educação contemporânea

Resumo

Repensar a aprendizagem em Arte na contemporaneidade implica revisitar tempos passados, repensá-los, buscando compreender quais seus contextos e heranças, com vistas a melhor entender o contexto contemporâneo e identificar as possibilidades de atuação educativa em Arte. A partir das ambiências presentes, na atualidade, no contexto das artes e do que se considera ser o campo da educação, são levantados pontos de discussão para que se considere a importância do ensino/aprendizagem de Arte na ambiência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Gouvêa Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora Adjunta da área de Artes/Música para o Mestrado Profissional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Conselheira do Instituto Arte das Américas

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 1997.

BULHÕES, Maria Amélia (org.). As novas regras do jogo: o sistema de arte no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2014.

DEOUD, Fernando. Arte: Ambiência Estética, Imaginativa e Metafórica. Dissertação de Mestrado em Artes, EBA/UFMG, 2005.

DEWEY, John, Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

EFLAND, Arthur D. Art and Cognition: integrating the visual arts in the curriculum. New York: Teachers College and National Art Education Association, 2002.

LACERDA, Nilma Gonçalves. Manual de Tapeçaria. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1986.

MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas, SP: Papirus, 1995. Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Ensino/Aprendizagem de Arte e sua pesquisa: possibilidades e desafios. In: ROCHA, M.A.; SOUZA, J.A.M. Fronteiras e alteridade: olhares sobre as artes na contemporaneidade. Belém: PPGARTES-UFPA, 2014.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Limites em expansão: licenciatura em artes visuais. Belo Horizonte: C/Arte, 1999.

RUPP, Bettina. Da organização de exposições à curadoria: considerações sobre a formação da atividade no país. In: BULHÕES, Maria Amélia (org.). As novas regras do jogo: o sistema de arte no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2014, p.77-104.

SOUZA, J.A.M.; PIMENTEL, L.G. Apresentação. In Anais do 23º Encontro Anual da ANPAP. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/ANAIS.html#. Acesso em: 12/01/2015.

TOMASELLO, Michael. Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosacnaify, 2002.

Downloads

Publicado

2015-08-30

Como Citar

Pimentel, L. G. (2015). Fugindo da escola do passado: arte na vida. Revista Digital Do LAV, 005–017. https://doi.org/10.5902/1983734819862

Edição

Seção

Dossiê: Repensar os Fundamentos da Educação das Artes na Contemporaneidade