Ateliers Abertos no Torreão: a educação pela paisagem

Autores

  • Paula Cristina Luersen Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734871597

Palavras-chave:

Torreão, Ateliers Abertos, Paisagem, Arte Contemporânea, Tempo

Resumo

O texto trata de experiências de educação e arte colocadas em jogo no Torreão, espaço que promoveu, de 1993 a 2009, um cruzamento entre produção e reflexão da arte contemporânea em Porto Alegre. Os Ateliers Abertos eram incursões coletivas na paisagem realizadas com grupos de alunos/artistas que passam a fazer dos lugares vivenciados um ponto de partida para experimentações artísticas. Os deslocamentos exploram da depressão dos cânions à planura do pampa; do deserto de sal à costa litorânea. A experiência com os lugares conduz ao repensar do tempo e do espaço, refutando automatismos envolvido no fazer em arte. O encontro com as paisagens desmonta categorias como o erro e o acerto, o individual e o coletivo, a imaginação e a materialidade nos processos de experimentação. Os Ateliers Abertos reforçam o compromisso da educação com a mudança, propondo a reinvenção constante das formas de fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORDIN, Glaci. Entrevista IX [nov. 2016], p. 186. Entrevistadora: Paula Luersen. Porto Alegre, 2016. 1 arquivo .mp3 (66 min). In:

LUERSEN, Paula. Torreão: lugar de rastros – volume 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, 2018.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

GERALDO, Sheila Cabo (org.) Entrevista: Torreão 15 anos de trabalho. Revista Concinnitas, ano 9, volume 2, número 13, dez. 2008.

MELVILLE, Herman. Moby Dick, trad. Irene Hirsch e Alexandre Barbosa de Souza. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MOREIRA, Jailton. O Torreão como experiência de educação. In: Revista Porto Arte 23, volume XIII, novembro de 2005.

MOTTA, Gabriela. Entrevista V [nov.2016], p. 121. Entrevistadora: Paula Luersen. Porto Alegre, 2016. 1 arquivo .mp3 (90 min). LUERSEN, Paula. Torreão: lugar de rastros – volume 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, 2018.

SANTOS, Roberto Corrêa. Opus Dei: arte contemporânea e experiência. REZENDE, Renato; KIFFER, Ana; BIDENT, Christophe. Experiência e arte contemporânea. Rio de Janeiro: editora Circuito, 2012.

SARI, Marcos. Entrevista XIV [jul. 2017], p. 251. Entrevistadora: Paula Luersen. Porto Alegre, 2017. 1 arquivo .mp3 (95 min). LUERSEN, Paula. Torreão: lugar de rastros – volume 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, 2018.

SZYMBORSKA, Wislawa. [poemas]. Trad. Regina Przybycien. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

RANCIÉRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

RECENA, Maria Paula. Entrevista II [nov. 2015], p. 70. Entrevistadora: Paula Luersen. Porto Alegre, 2015. 1 arquivo .mp3 (66 min). In:

LUERSEN, Paula. Torreão: lugar de rastros – volume 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, 2018.

ZOUBARACHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Luersen, P. C. (2022). Ateliers Abertos no Torreão: a educação pela paisagem. Revista Digital Do LAV, 15, e19/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734871597