A poetics of corporeity: multiple identities in the schoolroom

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734867000

Keywords:

corpo, corporeidade, identidades, ensino, fotografia

Abstract

Problematizing and implementing a process of photographic image production of the body as an artistic and pedagogical strategy to reflect on identity and worldview are at the heart of this article. Inspired by the work of Laís Pontes called Born Nowhere, and drawing upon the reflections of Stuart Hall and Christine Greiner, we discuss the subtle relation that permeates the notions of body and identity in the contemporary setting. The study has as empirical substrate a project developed with a group of students of the 1st year of High School, in Fortaleza - CE.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ewelter de Siqueira Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (IFCE)Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor/Coordenador do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Professor do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará - IFCE. Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Possui uma produção acadêmica abrangendo os campos da Fotografia, Música, Educação e Antropologia Visual. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: educação musical; fotografia e memória; a estética e as performances do sagrado relativas ao catolicismo popular nordestino; estudo das relações entre música e localidade; o campo da arte na escola e no terceiro setor. Utiliza a fotografia e o filme etnográfico como métodos e fontes de pesquisa, havendo também realizado diversas exposições fotográficas e trabalhos audiovisuais autorais. Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2013/2017). Com artista, desenvolve trabalhos na área de composição de trilhas musicais, design sonoro, fotografia e cinema. É pesquisador associado da Universidade de São Paulo integrando os grupos PAM - Pesquisa em Antropologia Musical (USP/CNPQ) e GRAVI - Grupo de Antropologia Visual (USP/CNPQ). É membro do grupo de pesquisa Cultura Brasileira, Educação e Práticas Pedagógicas (UECE/CNPQ). É Líder do grupo Pesquisa em Música, Cultura e Educação Musical (UECE/CNPQ).  

Camila Pinho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc)

Artista, pesquisadora e educadora com mestrado em arte com ênfase no ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), utiliza a sala de aula como campo de pesquisa poético e pedagógico. Possui licenciatura em Artes Visuais também pelo IFCE, especialista em História da Arte pelo Centro Universitário Claretiano. No campo estético, usa a fotografia para desenvolver pesquisas e ações poéticas sobre o corpo, espaço e memória. Atua como professora da disciplina de Arte em Fortaleza pela rede pública de ensino do estado do Ceará.

References

ERTHAL, Tereza Cristina S. A auto-imagem: possibilidades e limitações da mudança. Revista Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, 1986.

GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2001.

GREINER, Christine e KATZ, Helena. O Corpo como pista de estudos interdisciplinares, Editora Annablume, São Paulo, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo (S. M. S. Fuhrmann, Trad., 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2007.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.

PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.

PONTES, Lais. Born Now here. 2011.

Published

2021-12-27 — Updated on 2022-01-31

Versions

How to Cite

de Siqueira Rocha, E., & Pinho Lima, C. (2022). A poetics of corporeity: multiple identities in the schoolroom. Revista Digital Do LAV, 14(3), 131–144. https://doi.org/10.5902/1983734867000 (Original work published December 27, 2021)