Uma poética da corporeidade: identidades múltiplas em sala de aula

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734867000

Mots-clés :

corpo, corporeidade, identidades, ensino, fotografia

Résumé

Problematizar e implementar um processo de produção de imagens fotográficas que retratam o corpo de estudantes, enquanto estratégia artística e pedagógica para refletir sobre identidade e visão de mundo é o que constitui o cerne deste artigo. Inspirados pelo ensaio Born Nowhere, de Laís Pontes, e recorrendo às reflexões de Stuart Hall, Christine Greiner e Helena Katz, discutimos as relações sutis que perpassam as noções de corpo e identidade no cenário contemporâneo. O estudo tem por substrato etnográfico um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes do 1° ano do ensino médio, em Fortaleza – CE.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ewelter de Siqueira Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (IFCE)Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor/Coordenador do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Professor do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará - IFCE. Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Possui uma produção acadêmica abrangendo os campos da Fotografia, Música, Educação e Antropologia Visual. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: educação musical; fotografia e memória; a estética e as performances do sagrado relativas ao catolicismo popular nordestino; estudo das relações entre música e localidade; o campo da arte na escola e no terceiro setor. Utiliza a fotografia e o filme etnográfico como métodos e fontes de pesquisa, havendo também realizado diversas exposições fotográficas e trabalhos audiovisuais autorais. Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2013/2017). Com artista, desenvolve trabalhos na área de composição de trilhas musicais, design sonoro, fotografia e cinema. É pesquisador associado da Universidade de São Paulo integrando os grupos PAM - Pesquisa em Antropologia Musical (USP/CNPQ) e GRAVI - Grupo de Antropologia Visual (USP/CNPQ). É membro do grupo de pesquisa Cultura Brasileira, Educação e Práticas Pedagógicas (UECE/CNPQ). É Líder do grupo Pesquisa em Música, Cultura e Educação Musical (UECE/CNPQ).  

Camila Pinho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc)

Artista, pesquisadora e educadora com mestrado em arte com ênfase no ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), utiliza a sala de aula como campo de pesquisa poético e pedagógico. Possui licenciatura em Artes Visuais também pelo IFCE, especialista em História da Arte pelo Centro Universitário Claretiano. No campo estético, usa a fotografia para desenvolver pesquisas e ações poéticas sobre o corpo, espaço e memória. Atua como professora da disciplina de Arte em Fortaleza pela rede pública de ensino do estado do Ceará.

Références

ERTHAL, Tereza Cristina S. A auto-imagem: possibilidades e limitações da mudança. Revista Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, 1986.

GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2001.

GREINER, Christine e KATZ, Helena. O Corpo como pista de estudos interdisciplinares, Editora Annablume, São Paulo, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo (S. M. S. Fuhrmann, Trad., 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2007.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.

PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.

PONTES, Lais. Born Now here. 2011.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-27 — Mis(e) à jour 2022-01-31

Versions

Comment citer

de Siqueira Rocha, E., & Pinho Lima, C. (2022). Uma poética da corporeidade: identidades múltiplas em sala de aula. Revista Digital Do LAV, 14(3), 131–144. https://doi.org/10.5902/1983734867000 (Original work published 27 décembre 2021)