Artisanal fashion: exploring a Brazilian regional culture through traditional techniques and knowledge

Authors

  • Cássia Cristina Dominguez Santana Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG https://orcid.org/0000-0003-2640-9480
  • Soraya Aparecida Alvares Coppola Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734847468

Keywords:

textile art, weaving, handicrafts, Northeastern Brazil, cultural identity.

Abstract

The cultural factor, as a differentiation device, generates an increasing demand for products that express characteristics of certain regions. Northeast Brazil has a vast cultural wealth that values artisanal work. Currently, the cultural identity of several regions has been valued in the fashion universe. Designers and artisans manipulate products and scenarios from the Northeast in their creations. Thereby, this article discusses the development of handmade textiles using the technique of textile reuse or upcycling for the development of a collection of bags inspired by the cultural wealth of Northeast Brazil. The research is based on traditional knowledge, the inspirations of the Northeast textile culture and the cultural fabric of chintz. The final pieces reflect an aware view of the current moment and the link between design and crafts, past and present, sustainability and quality, with symbolic value linked to the cultural roots of people.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cássia Cristina Dominguez Santana, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestranda pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFPB/UFPE). Designer de moda formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG); Pesquisadora no grupo de pesquisa STUDIOLO - Ornamento, Arte, Tecido e Memória (EBA-UFMG), cadastrado no CNPq.

Soraya Aparecida Alvares Coppola, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Doutora do Curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG); Conservadora e restauradora de bens culturais móveis (CECOR-EBA-UFMG); Conservadora e Restauradora têxtil pelo L'Istituto per l'Arte e il Restauro do Palazzo Spinelli/Itália; Líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “STUDIOLO” (UFMG) e membro do CIETA/Lyon.

References

ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. Perfil do setor. 2019. Disponível em: <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor >. Acesso em: 27 set. 2020.

ALENCAR, J. de. O guarani; Iracema; Ubirajara: romance brasileiro. [S.l.]: [s. n.], [19-?]. 326 p.

AMADO, J. Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 6. ed. São Paulo: Martins, 1959. 453p. (Obras de Jorge Amado;14)

ANICET, A.; BESSA, P.; BROEGA, A. C. Ações na área da moda em busca de um design sustentável. In: COLÓQUIO DE MODA, 7., 2011, Maringá, PR. Anais eletrônicos... Maringá: [s.n.], 2011. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/

Coloquio%20de%20Moda%20-%202011/GT11/GT/GT89897_Acoes_na_area_da_moda_

em_busca_de_um_design_sustentavel.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2018.

ARTESOL. Organização sem fins lucrativos, 2018. Página Inicial. Disponível em: < http://www.artesol.org.br/novo/>. Acesso em: 24 set. 2018.

AZEVEDO JUNIOR, J. G. de. Apostila de Arte – Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007. 59 p.: il.

BELARMINO, C. M. Tramas indígenas: a técnica do trançado da etnia Kambiwá. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa Associado da Pós Graduação em Artes Visuais das Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba. Recife, 2018. Disponível em: < https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30876/1/DISSERTA%

C3%87%C3%83O%20Clarissa%20Machado%20Belarmino.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019.

BENZ, I. E.; LESSA, W. Reflexões sobre uma relação assimétrica entre designers e artesãos. Estudos em design, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 1, 2016. Disponível em: < https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/294>. Acesso em: 24 ago. 2018.

BOTELHO, C. Moda: criações artesanais e autossustentáveis. Revista Continente, Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, Santo Amaro – Recife. 1 mar. 2016. Disponível em: < https://www.revistacontinente.com.br/edicoes/183/moda--criacoes-artesanais-e-autossustentaveis>. Acesso em: 27 set. 2019.

BRAHIC, M. A tecelagem. Lisboa: Estampa, 1998. 192 p.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Base conceitual do artesanato brasileiro. Brasília: Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), 2012. 66 p. Disponível em: < http://docplayer.com.br/7335-Base-conceitual-do-artesanato-brasileiro.html>. Acesso em: 26 ago. 2018.

FIGUEIREDO, M. D. de; MARQUESAN, F. F. S. Artesanato, Arte, Design... Por que Isso Importa aos Estudos Organizacionais? RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. UFBA, Salvador – BA, set./dez. 2014, v. 3, n. 3, p. 127-143. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/view/8508/11629>. Acesso em: 20 out. 2019.

FRANÇA, R. A. Design e artesanato: uma proposta social. Revista Design em Foco, Salvador, v. 2, n. 2, pp. 9-15, jul./dez. 2005. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/661/66120202.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2018.

GROPIUS, W. O manifesto da Bauhaus de 1919. Goethe - Instituto Cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, 2018. Disponível em: < https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/fok/bau/21394277.html>. Acesso em: 19 out. 2019

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 104p.

HATTA, K. S.; SANTOS, V. S. dos; COSTA, M. Como a moda se inspira na arte a fim de agregar valor aos seus produtos. In: COLÓQUIO DE MODA, 9, 2013, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: [s.n.], 2013. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202013/ POSTER/EIXO-3-CULTURA%20_POSTER/Como-a-moda-se-inspira-na-arte-a-fim-de-agregar-valor-aos-seus-produtos.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.

IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Modo de Fazer Renda Irlandesa. Brasília – DF, 2020. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/68>. Acesso em: 27 set. 2020.

KASHIMOTO, E. M.; MARINHO, M.; RUSSEFF, I. Cultura, Identidade e Desenvolvimento Local: conceitos e perspectivas para regiões em desenvolvimento. Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local, v. 3, n. 4, mar. 2002, p. 35-42. Campo Grande – MS. Disponível em: < http://www.interacoes.ucdb.br/article/view/575/613>. Acesso em: 15 out. 2019.

LIMA, C. V. de S. et al. Desenvolvimento de artefato de moda em tear artesanal com referências culturais. In: COLÓQUIO DE MODA, 9, 2013, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: [s.n.], 2013. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br

/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202013/COMUNICACAO-ORAL/EIXO-1-DESIGN_

COMUNICACAO-ORAL/Desenvolvimento-de-Artefato-de-Moda-em-tear-artesanal-com-Ref

erencias-Culturais.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.

LUCIETTI, T. J. et al. O upcycling como alternativa para uma moda sustentável. In: INTERNATIONAL WORKSHOP - ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION NETWORK- ACADEMIC WORK, 7., 2018, Barranquilla, CO. Anais eletrônicos... Barranquilla: [s.n.], 2018. Disponível em: < http://www.advancesincleanerproduction.net/7th/files/sessoes

/6A/3/lucietti_tj_et_al_academic.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2018.

MONTEMEZZO, M. C. de F. S. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. 2003. 97 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2003. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/97020>. Acesso em: 23 set. 2018.

MOTA, M. A tecelã. 1956. Disponível em: < http://renemendes.com.br/blog/arte-do-trabalho/a-tecela-mauro-mota-1911-1984/>. Acesso em: 10 abr. 2019.

NOGUEIRA, L. S. de C. et al. Consumo simbólico e identidade da marca: um estudo de caso sobre a nova estratégia de produto da havaianas. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, 11 out. 2014, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos.... Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/220434.pdf>. Acesso em: 04 out. 2019.

NUNES, L. D. Consumo de valores simbólicos: design e artesanato. In: COLÓQUIO DE MODA, 7., 2011, Maringá, PR. Anais eletrônicos... Maringá: [s.n.], 2011. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202011/

GT02/Comunicacao-Oral/CO_89557Consumo_de_Valores_Simbolicos_Design_e_

Artesanato_.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.

PEZZOLO, D. B. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 2 ed. São Paulo: SENAC, 2009. 328 p.

PICHLER, R. F.; MELLO, Carolina I. de. O design e a valorização da identidade local. Design e Tecnologia, [S.l.], v. 2, n. 04, p. 1-9, dez. 2012. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/67>. Acesso em: 24 ago. 2018.

ROCHA, M. D.; QUEIROZ, M. O significado da cor na estampa do tecido popular: a chita como estudo de caso. In: COLÓQUIO DE MODA, 6., 2010, São Paulo. Anais eletrônicos.... São Paulo: [s.n.], 2011. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202010/6884

_O_significado_da_cor_na_estampa_do_tecido_popular_-_a_.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2018.

ROSSI, L. M. Design e artesanato no Nordeste: sustentabilidade e verbos criativos. In: OLIVEIRA, A. J.; FRANZATO, C.; DEL GAUDIO, C. (org.). Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. Rio de Janeiro: Bluncher, 2015. p. 243 – 260.

SILVEIRA, M. I. S. C. A tecelagem manual e o design têxtil: um diálogo entre o artesanal e o industrial. In: COLÓQUIO DE MODA, 9, 2013, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: [s.n.], 2013. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202013/COM

UNICACAO-ORAL/EIXO-6-PROCESSOS-PRODUTIVOS_COMUNICACAO-ORAL/A-tecelagem

-manual-e-o-design-textil-um-dialogo-entre-o-artesanal-e-o-industrial.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.

TEX BRASIL – Programa de internacionalização da indústria têxtil e de moda brasileira. Sobre o setor. 2019. Disponível em: < http://texbrasil.com.br/pt/imprensa/dados-da-industria-textil-e-de-confeccao-em-201

>. Acesso em: 28 set.2020.

VAINSENCHER, S. A. Artesanato do Nordeste do Brasil. Pesquisa Escolar Online - Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2007. Disponível em: < http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=326&Itemid=1(Acesso>. Acesso em: 29 set. 2018.

ZÉ DO NORTE. Mulher rendeira. (Letra tradicional/Adaptação). 1953. Disponível em: < https://genius.com/Ze-do-norte-mulher-rendeira-lyrics>. Acesso em: 19 out. 2019.

Published

2021-04-29

How to Cite

Dominguez Santana, C. C., & Alvares Coppola, S. A. (2021). Artisanal fashion: exploring a Brazilian regional culture through traditional techniques and knowledge. Revista Digital Do LAV, 14(1), 047–072. https://doi.org/10.5902/1983734847468