Multisensory Experience: A Proposal for Students with Disabilities from the Perspective of Inclusive Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734846865

Keywords:

Ensino de Arte, Ensino-Aprendizagem, TIC, Vídeo Mapping.

Abstract

This research aims at verifying the potential of video mapping as an arts teaching resource for people with disabilities. To this end, we seek to think of strategies that enable new models of learning, based on the information society, consolidated in the motivation between teachers and students to transform the potential of these resources into learning. It is worth highlighting the need to include students with disabilities in the teaching/learning process of the Arts subject. The process must take place in a cooperative and autonomous way, promoting inclusive education, a right of these individuals, guaranteed by the Law of Guidelines and Bases nº 9.394 / 96 and strengthened by the Law nº 13.146, of July 6, 2015. For this work, we used the integrative literature review. The results aim at corroborating to overcome gaps in special inclusive education in the State of Roraima. In this case, ICT is shown as an alternative for the teaching of Visual Arts.

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Author Biographies

Cleane da Silva Nascimento, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Educação - Comunicação e Tecnologias Educativas pela Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro; Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Graduada em Licenciatura em Informática pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Estudante-Pesquisadora dos grupos de Pesquisa AMA[Z]OOM - Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe. Experiência em coordenação de projetos sociais. Colaborei como professora do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR (semestre 2019.1). Atualmente atuando no Projeto de Pesquisa Mosaico Digital: Imbricações entre Arte e Tecnologia, Consumo Cultural e Midiático Juvenil no Estado de Roraima. Desenvolvo pesquisa nas áreas de Arte e Tecnologia, Economia Solidária e Educação a Distância. Áreas de interesse: Tecnologias da Informação e Comunicação; Arte e Tecnologia; Educação Inclusiva e Economia Solidária.

Luís Müller Posca, Universidade Federal de Roraima

É doutorando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília ? UNB, DF (2019), mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia ? UFU, MG (2017), especialista em Arte-Educação pelo Claretiano, SP (2012) e licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Moura Lacerda ? CUML, SP (2009). Atua como Professor efetivo no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima - UFRR trabalhando nas frentes de Escultura, Tridimensionalidade, Ensino de Arte e Criatividade. Como artista, atualmente tem realizado investigações na linguagem tridimensional. Possui experiência em Artes Visuais e Arte Educação. Trouxe para o ensino superior a experiência adquirida em quase dez anos de atuação no Ensino de Arte em todos os seguimentos da Educação Básica, coordenou a versão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Artes Visuais da UFRR nos anos de 2018-2019. Atualmente, desenvolve pesquisas na linha de Imagens, Visualidades e Urbanidades, especificamente sobre os imaginários urbanos nas cidades de Boa Vista-RR e Brasília-DF. Desenvolveu também trabalhos sobre o Ensino de Arte, Formação de Professores e o uso das tecnologias para a Inclusão nas Artes Visuais

Paulo Sérgio Maroti, Universidade Federal de Roraima

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992); Especialização em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Rio Claro/SP(1993); Mestre em Ecologia (1997) e Doutor em Ciências (2002) pelo PPG em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar; Pós-Doutorado no Laboratório de Planejamento Ambiental da UFSCar em (2012) com Ensino de Ecologia e Educação Ambiental. Lecionou entre 2006 a 2015 do curso de Lic. Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (Campus Itabaiana). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Roraima (UFRR) do curso de Lic. em Educação do Campo/LEDUCAR da UFRR. Professor colaborador do PPG-Geografia/UFRR e efetivo do PPG Profissional Profágua. Coordenador de Tecnologias Sociais (Portaria n.001/2018 ? PRAE de 11 de janeiro de 2018) da ITCPES/UFRR

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Published

2021-12-27 — Updated on 2022-01-31

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How to Cite

Nascimento, C. da S., Posca, L. M., & Maroti, P. S. (2022). Multisensory Experience: A Proposal for Students with Disabilities from the Perspective of Inclusive Education. Revista Digital Do LAV, 14(3), 67–82. https://doi.org/10.5902/1983734846865 (Original work published December 27, 2021)