Experiência Multissensorial: Uma Proposta para Alunos com Deficiência na Perspectiva da Educação Inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734846865

Palabras clave:

Ensino de Arte, Ensino-Aprendizagem, TIC, Vídeo Mapping.

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo verificar as potencialidades do vídeo mapping como recurso de ensino de artes para as pessoas com deficiência. Para tanto, busca-se pensar estratégias que possibilitem novos modelos de aprendizagens baseados na sociedade da informação, consolidada na motivação entre professores e alunos de transformarem as potencialidades desses recursos em aprendizagem. Cabe destacar a necessidade de incluir os alunos com deficiência no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Artes. O processo deve ocorrer de modo cooperativo e autônomo, promovendo a Educação Inclusiva, um direito destes indivíduos, garantido pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 e fortalecido pela Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Para a realização deste trabalho, faz-se uso da revisão bibliográfica do tipo integrativa. Os resultados visam corroborar para superar lacunas da Educação Especial inclusiva no Estado de Roraima. Neste caso, as TIC mostram-se como um instrumento eficaz para o ensino de Artes Visuais.

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Biografía del autor/a

Cleane da Silva Nascimento, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Educação - Comunicação e Tecnologias Educativas pela Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro; Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Graduada em Licenciatura em Informática pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Estudante-Pesquisadora dos grupos de Pesquisa AMA[Z]OOM - Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe. Experiência em coordenação de projetos sociais. Colaborei como professora do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR (semestre 2019.1). Atualmente atuando no Projeto de Pesquisa Mosaico Digital: Imbricações entre Arte e Tecnologia, Consumo Cultural e Midiático Juvenil no Estado de Roraima. Desenvolvo pesquisa nas áreas de Arte e Tecnologia, Economia Solidária e Educação a Distância. Áreas de interesse: Tecnologias da Informação e Comunicação; Arte e Tecnologia; Educação Inclusiva e Economia Solidária.

Luís Müller Posca, Universidade Federal de Roraima

É doutorando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília ? UNB, DF (2019), mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia ? UFU, MG (2017), especialista em Arte-Educação pelo Claretiano, SP (2012) e licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Moura Lacerda ? CUML, SP (2009). Atua como Professor efetivo no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima - UFRR trabalhando nas frentes de Escultura, Tridimensionalidade, Ensino de Arte e Criatividade. Como artista, atualmente tem realizado investigações na linguagem tridimensional. Possui experiência em Artes Visuais e Arte Educação. Trouxe para o ensino superior a experiência adquirida em quase dez anos de atuação no Ensino de Arte em todos os seguimentos da Educação Básica, coordenou a versão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Artes Visuais da UFRR nos anos de 2018-2019. Atualmente, desenvolve pesquisas na linha de Imagens, Visualidades e Urbanidades, especificamente sobre os imaginários urbanos nas cidades de Boa Vista-RR e Brasília-DF. Desenvolveu também trabalhos sobre o Ensino de Arte, Formação de Professores e o uso das tecnologias para a Inclusão nas Artes Visuais

Paulo Sérgio Maroti, Universidade Federal de Roraima

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992); Especialização em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Rio Claro/SP(1993); Mestre em Ecologia (1997) e Doutor em Ciências (2002) pelo PPG em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar; Pós-Doutorado no Laboratório de Planejamento Ambiental da UFSCar em (2012) com Ensino de Ecologia e Educação Ambiental. Lecionou entre 2006 a 2015 do curso de Lic. Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (Campus Itabaiana). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Roraima (UFRR) do curso de Lic. em Educação do Campo/LEDUCAR da UFRR. Professor colaborador do PPG-Geografia/UFRR e efetivo do PPG Profissional Profágua. Coordenador de Tecnologias Sociais (Portaria n.001/2018 ? PRAE de 11 de janeiro de 2018) da ITCPES/UFRR

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Publicado

2021-12-27 — Actualizado el 2022-01-31

Versiones

Cómo citar

Nascimento, C. da S., Posca, L. M., & Maroti, P. S. (2022). Experiência Multissensorial: Uma Proposta para Alunos com Deficiência na Perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Digital Do LAV, 14(3), 67–82. https://doi.org/10.5902/1983734846865 (Original work published 27 de diciembre de 2021)