Uso de abordagens para o ensino das artes visuais como posicionamento docente: considerações sobre a Artografia e a Decolonialidade

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734887930

Schlagworte:

Licenciatura, Artes Visuais, Abordagens de ensino, Artografia, Decolonialidade

Abstract

Este texto apresenta reflexões sobre abordagens de ensino discutidas e exercitadas em um curso de Licenciatura em Artes Visuais de uma universidade pública estadual. Considera-se que essas ações pedagógicas são práticas sociais que expressam concepções e posturas sobre educação e aprendizagem que afetam e transformam as aulas de arte e as relações com os sujeitos, com os conhecimentos e processos de apropriação. Entre as propostas estudadas, aborda-se neste artigo o enfoque Artográfico e o Decolonial, subsidiados por autores como Irwin (2004, 2013, 2024), Capra; Momoli; Loponte (2016), Diederichsen (2018), Sasso (2023), Quijano (2005), Moura (2016), Adichie (2019), Mignolo (2020) e Krenak (2022), entre outros. O objetivo é situar autores, conceitos e pensamentos no campo das abordagens de ensino e evidenciar suas contribuições para a revisão e reinvenção da prática docente em arte.  A metodologia é exploratória, focada na apresentação de abordagens que se propõem a mobilizar diferenças e romper com centramentos do saber, do pensar e do ser. Ainda é pouco expressivo o uso dessas abordagens pelos estudantes em seus estágios supervisionados, com maior repercussão nos trabalhos de conclusão de curso. Contudo, e em uma perspectiva mais ampla, espera-se que a discussão sobre as abordagens para o ensino das artes visuais colabore – em diferentes graus e momentos – para uma maior compreensão da ação docente e das escolhas epistemológicas que permeiam a prática educativa em arte.

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Sonia Tramujas Vasconcellos, Universidade Estadual do Paraná

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Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2023-09-13

Zitationsvorschlag

Vasconcellos, S. T. (2023). Uso de abordagens para o ensino das artes visuais como posicionamento docente: considerações sobre a Artografia e a Decolonialidade. Revista Digital Do LAV, 17(1), e18/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734887930

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