Narratives of music teachers in Brazil: everyday learning through spirituality/religiosity

Autor/innen

  • Ana Lúcia Louro UFSM
  • Maria Cecília de Araujo Rodrigues Torres Professora doutorada aposentada do IPA em Porto Alegre RS
  • André Müller Reck UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734864710

Schlagworte:

music education, theories of everyday life, teacher narratives, spirituality/religiosity.

Abstract

In this article, three bodies of research related to the theme of music teachers’ spirituality / religiosity are presented: two are about initial training and continuing teacher education and the other is associated with learning from spiritual / religious experiences. From a triple theoretical construct, these researches share common points: spirituality in music education; theories of everyday life; (auto)biographical approach in education. The concomitant discussion of these three researches can contribute to the debates on spirituality and music education from the perspectives of Brazilian research, specifically those that were conducted in the Brazilian southern state of Rio Grande do Sul.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Ana Lúcia Louro, UFSM

Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Mestra em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Possui Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Atualmente é professora do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. É membro das associações ISME, ABEM, ANPPOM, ANPED, BIOGraph.

Maria Cecília de Araujo Rodrigues Torres, Professora doutorada aposentada do IPA em Porto Alegre RS

Docente aposentada do Centro Universitário Metodista IPA - Porto Alegre, RS. Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado sanduiche na University of Queensland/School of Education/Au (2003), sob a orientação do Prof. Allan Luke.

André Müller Reck, UNIPAMPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), com ênfase nos seguintes temas: identidades musicais, espiritualidade e religiosidade, diversidade cultural, música e cotidiano e aprendizagens musicais. Foi professor assistente no curso de Música - Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2011-2013) e professor substituto no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2013-2014). É professor efetivo no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Literaturhinweise

ABREU, D. V. de. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. Porto Alegre. (Tese de Doutorado). 196p PPG MUS UFRGS, 2011.

ALMEIDA, J. de; LOURO, A. L. Improvisação metodológica no ensino superior: construindo conhecimentos nas “narrativas de si”. In: Anais... Manaus XXIII Congresso Nacional da ABEM. Manaus, 2017.

ALMEIDA, J. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. Santa Maria. (Tese de doutorado) 365p. PPGE UFSM, 2019.

BORBA, M. Cibercultura no ensino superior de música: narrativas de docentes universitários. In: LOURO, A. L.; SOUZA, J. (org). Educação musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre. Ed. Tomo Editorial, 2013.

BOZZETTO, A. Ensino particular de música: práticas e trajetórias de professores de piano. Porto Alegre. Ed. UFRGS, 2004.

CAMARGO, M. R. R. Sobre leitura e escritos autobiográficos: apontamentos teóricos. In: CAMARGO, M. R. R. (org.); SANTOS, V. C. C. (collab.) Leitura e escrita como espaços autobiográficos de formação. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

DELORY-MOMBERGER, C. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução de Carlos Galvão Braga, Maria da Conceição Passeggi, Nelson Patriota. Natal. EDUFRN, 2012.

DEMETRIO, D. Metodologia autobiográfica transformadora e sujeitos vulneráveis Antecedentes. In: Manual: Escrever para além do silêncio promover a competência Autobiográfica na ajuda a sobreviventes de violência de género. European Union: Daphne, 2015.

GREEN, L. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical. Porto Alegre. Revista da ABEM, v. 4, set, 25-35, 1997.

IRWIN, R. Prelude: Plumbing the depths of being fully alive. In: BRESLER, L. (Ed). International Handbook of Research in Arts Education, p. 1401-1404. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2007.

JOSSO, M. C. Experiências de Vida e Formação. Tradução de J. Cláudio e J. Ferreira. São Paulo: Corte, 2004.

LIMA, D. B. Milton Romay Masciadri: Narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo. Santa Maria. (Dissertação de Mestrado). 119p. PPGE UFSM, 2015.

LORENZETTI, M. A. G. Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana. Porto Alegre. (Tese de Doutorado). 236p. PPG MUS UFRGS, 2019.

LORENZETTI, M. A. G. Aprender e ensinar música na Igreja Católica: um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Porto Alegre (Dissertação de mestrado) 167p. PPG MUS UFRGS, 2015.

LORENZETTI, M. A. G. Aprender música na Igreja Católica:

o grupo e o ensaio como espaços comunitários formativos. In: Anais... Porto Alegre: Seminário Internacional de Antropologia Teológica: Pessoa e Comunidade em Edith Stein, v. 1, 2016.

LOURO, A. L. Ser docente universitário – professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com professores de instrumento. Porto Alegre. (Tese de doutorado). 193p. PPG MUS UFRGS, 2004.

LOURO, A. L.; RECK, A. M.; OLIVEIRA, F. de A.; ZACARIAS, L. F. C. Olhando para aprendizagens informais em música: algumas experiências junto a movimentos da Igreja Católica. Maringá. In: Anais... Maringá: XIV Encontro Regional Sul Da Abem, 215-224, 2011.

LOURO, A. L.; SOUZA J. S. (org.). Educação musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre: Tomo Editorial (Série Educação Musical e Cotidiano, v. 2), 2013.

LOURO, A. L. Improvisando sobre um tema de Larrosa: diários de aula numa disciplina sobre a 'narrativa de si' na pesquisa em Educação Musical. Educere et Educare (Print), v. 8, 479-497. Cascavel – PR, 2013.

LOURO, A. L.; TEIXEIRA, Z.; RAPÔSO, M. R. (org.). Aulas de músicas: narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica. Curitiba: CRV. 2014.

LOURO, A. L. Reflexão narrativa sobre ensino de instrumentos musicais: diários de aulas de flauta doce In: LOURO, A. L.; TEIXEIRA, Z. L. de O.; MOTA, L. (org.). Professores de instrumento: desafios e propostas para um mundo em movimento (mimeo). Santa Maria, 2019.

LOURO, A. L.; RECK, A. R. Práticas musicais do cotidiano na Iniciação científica: diários de pesquisa em ambientes religiosos cristãos. Santa Maria. Revista Digital do LAV, v. 10, n. 2, mai./ago., 200-212, 2017.

MARQUES, L. F. O conceito de espiritualidade e sua interface com a religiosidade e a Psicologia Positiva. Psicodebate, Buenos Aires, v. 10, 135-151, 2010.

MARQUES, L. F.; AGUIAR, A. P. A. Instrumentos de mensuração da religiosidade/espiritualidade (R/E) e seus construtos. Revista Pistis & Praxis, Curitiba, v. 6, n. 1, jan./abr., 107-126, 2014.

MOTA, L. Identidades profissionais: um estudo de narrativas (auto)biográficas de professores de oboé. Santa Maria. (Tese de doutorado). 183p. PPGE MUS, 2017.

OLIVEIRA, M. D. V. A Formação musical dos professores de música na IBC – Bagé (TCC Licenciatura em Música, Unipampa). Bagé, 2016.

PAIS, J. M. A pesquisa como dádiva: inspirações cearenses. Revista de Ciências Sociais. v. 50, n. 1, maio./jun., 1-32. Fortaleza – CE, 2019.

PALMER, A. J. Music education and spirituality: A philosophical exploration. Philosophy of Music Education Review, 3, 91–106. Universidade de Indiana, Bloomington, 1995.

PASSEGGI, M. da C. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de lainvestigación (auto)biográfica en educación. Revista Educación y Pedagogía, v. 23, n. 61, set./dez., 25-40. Universidad de Antiquia(Colombia), 2011.

RECK, A. M.; LOURO, A. L. Narrativas religiosas de licenciandos em música: aproximações com o mundo vivido no processo formativo. Londrina. In: Anais... Londrina: XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2015.

RECK, A. M.; LOURO, A. L. L.; RAPOSO, M. M. Práticas de Educação Musical em contextos religiosos: narrativas de licenciandos a partir de diários de aula. Revista da ABEM, v. 22, p. 121-136, 2014.

RECK, A. M. Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: Um estudo de caso no ministério de louvor Somos Igreja. Santa Maria. (Dissertação de Mestrado) 141p- Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSM. 2011.

RECK, A. M. Narrativas Religiosas no Ensino Superior em Música: Uma Abordagem (Auto)Biográfica. Santa Maria. (Tese de Doutorado) 201p. UFSM, 2017.

SOUZA, J. Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulinas, 3. ed., 2016.

SOUZA, J. Cotidiano, sociologia e educação musical: experiências no ensino superior de música In: LOURO, A. L.; SOUZA J. S. (org.). Educação musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre: Tomo Editorial (Série Educação Musical e Cotidiano, v. 2), 2013.

STEPHANOU, M. Memória e Sons. Porto Alegre: UFRGS, 2003. Disponível em: <http://www.ufrgs.br>. Acesso em: 01 maio 2021.

TEIXEIRA, Z. L. de O. Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento. Santa Maria (Tese de doutorado), 148p, PPGE UFSM, 2016.

TEIXEIRA, Z. L. O.; LOURO, A. L. L. Memórias musicais, espiritualidade nas artes e a “busca da felicidade”: uma pesquisa-formação com acadêmicos de dança. Educere et Educare. Santa Maria.

TORRES, M. C. de A. R. Identidades musicais de alunas da Pedagogia: músicas, memórias e mídia. Porto Alegre. (Tese de doutorado). 176p. PPG EDU UFRGS, 2003.

TORRES, M. C. de A. R. Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes...”. Porto Alegre, Revista da ABEM, v. 11, set., 63-68, 2004.

TORRES, M. C. de A. R. Músicas do cotidiano e memórias musicais: narrativas de si de professoras do ensino fundamental. In: SOUZA, J. (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Editora Sulina, 3. ed., 2016, 237-258.

VIEIRA, A. Professores de violão e seus modos de ser e agir na profissão: um estudo sobre culturas profissionais no campo da música. Dissertação de mestrado. 179p. Porto Alegre. UFRGS, 2009.

WEISS, D. R. B; LOURO, A. L. L. Caminhos formativos de professores de acordeom: aportes teóricos a partir de narrativas. Revista da Fundarte, n. 26, jul./dez., 141-158. Montenegro-RS, UERGS- Fundarte 2013.

ZABALZA, M. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

Downloads

Veröffentlicht

2021-08-30

Zitationsvorschlag

Louro, A. L., de Araujo Rodrigues Torres, M. C., & Müller Reck, A. (2021). Narratives of music teachers in Brazil: everyday learning through spirituality/religiosity. Revista Digital Do LAV, 14(2), 385–407. https://doi.org/10.5902/1983734864710