Educação de Jovens e Adultos: artes visuais e trabalho no contexto escolar e extraescolar amazônico

Autores

  • Thiago da Silva Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Doriedson do Socorro Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734820532

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Artes visuais, Trabalho, Cuias

Resumo

Este trabalho é resultado de uma experiência didático-pedagógica com os alunos da EJA 4ª etapa no exercício do ensino e aprendizagem das artes em uma Escola de Santarém-Pará, tomando o trabalho artesanal das cuias ligado às mulheres da Associação das Artesãs Ribeirinha de Santarém como objeto de análise e aprendizagem, à luz de Vázquez (2011) e Marx (2008), dentre outros, no campo do trabalho e dos PCNs (1998) para o ensino das artes. Apresentamos, em termos conclusivos, possibilidades de um ensino prático das artes visuais no contexto de trabalho em que se dão as produções das artesãs da ASARISAN, além de considerar as relações existentes entre arte e trabalho no cenário amazônico como elementos de conhecimento, identidade, cultura e perspectivas de transformação para a vida dos alunos.

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Biografia do Autor

Thiago da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Santarém. Pós-Graduado, Lato Sensu, em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja/Arte/Amazônia (UFPA).

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (UFPA). Mestre em Letras (UFPA). Docente do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da UFPA – GEPTE.

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Publicado

2015-12-23

Como Citar

Rodrigues, T. da S., & Rodrigues, D. do S. (2015). Educação de Jovens e Adultos: artes visuais e trabalho no contexto escolar e extraescolar amazônico. Revista Digital Do LAV, 048–072. https://doi.org/10.5902/1983734820532